14 de agosto de 2011

Tô Subindo! Bacalhau faz o 'duque' sobre o Porco: 1 a 0

Após vitória pela Sul-Americana, Gigante da Colina se impõe novamente em São Januário e faz 1 a 0 com gol do meia. Verdão perde caminhão de gols.

O reencontro deste domingo entre Vasco e Palmeiras, que haviam se enfrentado na última quinta-feira pela Sul-Americana, caminhava para um desfecho sem graça, após uma partida sem emoções. Mas eis que Bernardo, o 12º jogador do time carioca nesta temporada, entrou na etapa final e fez o gol da vitória por 1 a 0, em São Januário, em bela cobrança de falta.

Sem Diego Souza, o Vasco, vestindo nas costas a homenagem ao Dia dos Pais, tinha em casa Felipe e Juninho na criação, meias mais passadores do que condutores de bola. Os dois deveriam estar protegidos pelos volantes Eduardo Costa e Rômulo. Deveriam.

Isso porque foi o Verdão que se impôs no começo do jogo. Scolari organizou o time com seus volantes, Chico e Márcio Araújo, bem adiantados na marcação, sufocando os armadores vascaínos. Dinei e Luan se movimentavam bastante pelos lados e Valdívia se aproximava de Kleber.

Ao contrário da vitória de quinta-feira sobre o mesmo adversário - só que pela Sul-Americana - o time carioca pouco criava e muito errava. Se chegava, era com as tradicionais e venenosas cobranças de falta de Juninho. Sorte que o Palmeiras desperdiçava as oportunidades. Uma equipe que saber melhor se defender que atacar.

O domínio alviverde caiu junto com o sol e a sombra no campo de São Januário cresceu junto com o futebol cruzmaltino, muito sob a batuta de Juninho. Mas nada foi capaz de alterar o placar inaugural da equilibrada partida, mais truncada que fluída.

Equilíbrio persiste até o gol de Bernardo

O Vasco voltou um pouco melhor do intervalo, mas ainda carecia de velocidade no ataque. Juninho e Felipe não têm a mesma explosão de outrora, Eder Luis não foi bem e Elton pareceu não ter entrado em campo. Além disso, os laterais, preocupados em impedir os avanços de Cicinho e Luan pelo lados, pouco ajudaram.

A bola na trave de Chico parecia ser um sinal de que o Palmeiras teria mais de capricho nas finalizações na etapa final, mas foi só impressão. A movimentação intensa do primeiro tempo não voltou dos vestiários, o que facilitou a marcação adversária, exagerada em cima de Kleber.

A torcida vascaína só teve sentiu emoção no belo lance de Rômulo em cima de Henrique. O volante driblou o zagueiro com estilo e bateu de canhota, empolgando as arquibancadas de São Januário. Por outro lado, o ânimo dos jogadores em campo foi elevado durante as diversas discussões que minaram o confronto.

Nos 15 minutos finais, as coisas melhoraram. Felipe, que até incríveis 28 minutos do segundo tempo nada de relevante havia feito, deu lindo passe para Bernardo, que incrivelmente desperdiçou a chance. Logo depois, Maikon Leite retribuiu o favor.

Apesar da falha bizarra anterior, Bernardo, que havia sido pedido pela torcida, se redimiu aos 35 minutos. Ele cobrou falta de longe com muita categoria, a la Juninho Pernambucano, e garantiu o triunfo cruzmaltino em casa. Foi o quinto gol do meia na competição.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Vasco - que retorna ao G4 - vai até Florianópolis encarar o Avaí, na Ressacada. Já o Palmeiras segue com 27 pontos, volta a jogar em São Paulo na semana que vem e recebe o Bahia, no Canindé.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 0 PALMEIRAS

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14/8/2011
Árbitro: Marcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Chaves Franco Filho (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Renda/Público: R$ 194.355,00 / 7.830 pagantes - 10.826 presentes
Cartões amarelos: Dinei (PAL), Henrique (PAL), Luan, (PAL), Cicinho (PAL); Bernardo (VAS), Fagner (VAS), Julinho (VAS), Renato Silva (VAS) e Victor Ramos (VAS)
Cartões Vermelhos: Nenhum
Gols: Bernardo, 35'/2ºT (1-0)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho; Rômulo, Jumar, Juninho Pernambucano (Leandro, 16'/2ºT) e Felipe (Victor Ramos, 411/2ºT); Eder Luis (Bernardo, 11'/2ºT) e Elton. Técnico: Ricardo Gomes

PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gerley; Chico, Márcio Araújo (Vinícius, 40'/2ºT) e Valdivia; Dinei (Patric, 29'/2ºT), Luan (Maikon Leite, 26'/2ºT) e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
 

Nenhum comentário: