4 de agosto de 2011

Diego Showza e Dedeckenbauer ofuscam Neymar: Vasco 2x0 Santos

Diego Souza comemora gol do Vasco contra o Santos

Zagueiro consegue parar companheiro de Seleção Brasileira e leva torcida ao delírio em São Januário. Diego Souza é o outro protagonista da noite

Em noite de duelo entre os convocados Dedé e Neymar, em São Januário, melhor para o zagueiro. Com um gol de Diego Souza, que também brilhou, e outro do próprio Dedé, ambos no primeiro tempo, o Vasco derrotou o Santos e assumiu a terceira posição na tabela de classificação, com 27 pontos, atrás de Corinthians e Flamengo.

No primeiro tempo, uma paralisação de aproximadamente 15 minutos em virtude de uma queda de energia na Colina atrasou o jogo. Àquela altura os vascaínos já venciam por dois gols de diferença.

VASCO FAZ 2 A 0, ENERGIA CAI E PLACAR ANUNCIA GOL FANTASMA

O primeiro tempo foi de total domínio do Vasco. Com apenas um minuto de jogo, após grande jogada de Diego Souza, que passou por três e bateu para o gol, Eder Luis, cara a cara com o goleiro no rebote, perdeu ótima chance de abrir o placar.

Mas Diego Souza estava impossível. Um minuto depois, após cruzamento de Fagner e corte da defesa, o camisa 10 dominou e, em um sem pulo de fora da área, colocou a bola, que ainda bateu no travessão, no ângulo de Rafael, abrindo o placar em São Januário.

A chuva pareceu lavar a alma do jogador que, em meio a atuações irregulares nas últimas rodadas, comemorou muito com os companheiros.

Mas o Santos não estava morto. Pouco depois do gol do Vasco, após bola levantada por Elano na área, Neymar, em posição legal, perdeu boa oportunidade de deixar tudo igual ao cabecear para fora na frente de Fernando Prass.

A Joia santista teria nova chance aos 12. E novamente diante de Prass. Mas, desta vez, Anderson Martins apareceu como uma flecha para cortar e afastar o perigo.

Durante o primeiro tempo, uma curiosidade: o placar eletrônico de São Januário anunciou um gol fantasma do Cruzeiro sobre o Flamengo em Sete Lagoas e a torcida veio abaixo. Falha do operador, já que a partida em Minas Gerais permanecia 0 a 0.

Após cinco minutos de equilíbrio, o Vasco voltou a dominar. Aos 20, após cobrança de falta de Felipe, a defesa do Santos parou, o goleiro Felipe deixou Dedé subir mais que ele e o zagueiro aumentou para os donos da casa, saindo na frente também no duelo particular com Neymar.

Os santistas, porém, não desistiram. Aos 24, após passe de Ibson, Pará ganhou de Anderson Martins na dividida e cruzou com veneno para o meio da área. Fernando Prass fez desvio providencial no meio do caminho e Dedé cortou em seguida.

Cinco minutos depois, uma leve queda de energia paralisou a partida por cerca de 15 minutos. Mas o intervalo não foi o bastante para frear o ímpeto dos vascaínos que assustaram novamente com Felipe. Após grande jogada de Fagner, aos 38, o camisa 6 perdeu ótima chance já dentro da área. A bola caiu na perna direita.

E a noite era mesmo de Diego Souza. Aos 45, ainda cheio de gás, o camisa 10 arrancou, deu um balão no marcador, entrou na área e bateu. Mas esqueceu que outros companheiros, como Felipe e Alecsandro esperavam a bola. Após se desculpar, todos desceram para o vestiário após primeiro tempo de superioridade vascaína.

SANTOS VOLTA MELHOR, MAS DEFESA DO VASCO SEGURA

O Santos voltou do intervalo com uma postura diferente. O Peixe, inclusive, manteve-se no campo vascaíno durante os primeiros 15 minutos da etapa final. Porém, bem postada, a defesa do Vasco cortava qualquer bola que chegava pelo meio.

O panorama permaneceu durante toda a segunda etapa. Santos, a maioria da vezes Ganso, com a bola na intermediária sem ter muito o que fazer.

O Vasco só assustou realmente ao 11. Após cruzamento na área, Dedé escorou de cabeça e Alecsandro, com uma bonita bicicleta, arrancou o grito de quase da torcida em São Januário.

Muricy Ramalho ainda tentou ousar ao colocar Alan Kardec na vaga de Pará, improvisando Elano na lateral direita. Em vão, criado nas categorias de base do Cruz-Maltino, o atacante grandalhão pouco agregou às jogadas de ataque do Peixe.

Saindo nos contra-ataques, o Vasco parecia confortável. Sem Eder Luis, que saiu com dores na coxa esquerda, Leandro era o responsável pela correria na frente.

Cansado após primeiro tempo de muita disposição, Diego Souza aparecia em alguns momentos para cadenciar o jogo. No ataque santista, Neymar continuava sendo anulado por Dedé. A cada corte, um grito de felicidade da torcida. E assim foi até o apito final de Heber Roberto Lopes.

Com a vitória, o Vasco chega aos 27 pontos e assume a terceira colocação na tabela de classificação. Já o Peixe, ainda com dois jogos a menos, permanece com 11 na incômoda zona de rebaixamento.

Nenhum comentário: