14 de agosto de 2011

De olho na liderança, Vasco encara Palmeiras em São Januário

Em menos de uma semana, Vasco e Palmeiras se enfrentam pela segunda vez em São Januário. Mas o jogo da tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), não é pela Copa Sul-Americana, e sim pelo Campeonato Brasileiro. A expectativa é de um jogo muito mais corrido e disputado do que a vitória vascaína por 2 a 0 no último confronto. Atrativos para isso não faltam.

Os dois clubes estão com a mesma pontuação na tabela do campeonato: 27. O Vasco está uma posição acima simplesmente por causa do número de vitórias (são oito contra sete do Palmeiras). Ou seja, uma vitória, além de deixar ainda mais próximo dos líderes, faria com que um concorrente direto ficasse ainda mais para trás.

Apesar de ter a vaga na Libertadores garantida em função do título da Copa do Brasil, o Vasco já deu mostras de que não quer relaxar até o fim da temporada. O técnico Ricardo Gomes bate na tecla de que só as vitórias vão motivar o grupo. Apesar de ter vencido pela Sul-Americana, o último jogo do Gigante da Colina no Brasileiro foi a goleada para o rival Botafogo. Assim, a recuperação se faz necessária para que o time não fique no meio da tabela.

Já o Palmeiras vem de empate em casa diante do Grêmio. O clube vive um momento conturbado. O ídolo Marcos fez duras críticas ao elenco palmeirense ao dizer que o clube precisa de outros bons atacantes, como Kleber e Maikon Leite. Diante do atual panorama, só mesmo uma vitória para galgar melhores posições no Brasileiro poderia amenizar o clima tenso.

A Rede Globo transmite a partida ao vivo para para os estados do RS, PR, SP, MG, GO, TO, DF e a região de Florianópolis-SC. No PFC, a transmissão é para todo o Brasil no sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O gaúcho Márcio Chagas da Silva apita o duelo. Ele será auxiliado pelos conterrâneos José Chaves Franco Filho e José Eduardo Calza.

O QUE ESTÁ EM JOGO

Vasco: o time busca a recuperação no Campeonato Brasileiro após uma derrota feia no clássico contra o Botafogo. Além disso, o Palmeiras é adversário direto. Uma derrota atrapalharia os planos para o decorrer do campeonato. Ricardo Gomes quer os jogadores motivados para não entrar no marasmo dos clubes que ocupam o meio da tabela.

Palmeiras: após perder para o próprio Vasco na última quinta, pela Sul-Americana, a vitória passou a ser fundamental no Brasileiro. Com apenas um gol anotado e nenhuma vitória nos últimos três jogos, o Palmeiras já sente o peso do mau desempenho, que obrigou Felipão a ter uma reunião de 50 minutos com o elenco na última sexta.

ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Ricardo Gomes está com algumas dúvidas para escalar o Vasco neste confronto. Na lateral esquerda, Julinho e Jumar, improvisado, brigam por uma vaga. No meio-campo, Juninho Pernambucano e Felipe devem voltar a atuar junto ao lado de Romulo e Bernardo. Na frente, Eder Luis e Alecsandro estão de volta. O time deve entrar em campo com: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho (Jumar); Romulo, Juninho Pernambucano, Felipe e Bernardo; Eder Luis e Alecsandro.

Palmeiras: depois da derrota para o Vasco, Felipão avisou que vai mexer no time. E muito. Sem contar com o volante Marcos Assunção, suspenso, Chico deve ser promovido a titular. Ainda no meio-campo, Valdivia retorna à equipe depois de ceder sua vaga a Patrik para defender a seleção chilena. Já no setor ofensivo, Dinei tem chances de substituir Luan ou Maikon Leite como opção para dar fim à carência de gols. O time que deve entrar em campo é: Deola, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Gerley; Márcio Araújo, Chico, Valdivia e Luan; Maikon Leite (Dinei) e Kleber.

DESFALQUES

Vasco: Diego Souza e Dedé estão suspenso, o primeiro por ter sido expulso contra o Botafogo e o segundo por ter recebido terceiro cartão amarelo na mesma partida. Nilton, Eduardo Costa e Max seguem em processo de recuperação.

Palmeiras: o goleiro Marcos e o zagueiro Maurício Ramos, poupados, o volante Marcos Assunção, suspenso, e o lateral-esquerdo Gabriel Silva, na disputa do Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira.

PENDURADOS

Vasco: Bernardo, Elton, Felipe e Jumar.

Palmeiras: Gerley, João Vítor, Maurício Ramos, Patrik, Thiago Heleno e Valdivia.

INFORMAÇÕES

Vasco:  Alecsandro volta ao time após grande atuação de Elton na última quinta-feira contra o mesmo Palmeiras. Ele está pressionado. Sem marcar há cinco jogos, o camisa 9 vê a sombra do seu reserva ficar cada vez maior. Uma boa atuação poderia diminuir a pressão e devolver o crédito que sobrou durante a campanha da Copa do Brasil.

Palmeiras: com 28 anos recém-completados, Kleber tentará por fim ao jejum de quase dois meses sem balançar as redes. Os últimos gols do Gladiador foram na goleada por 5 a 0 sobre o Avaí em 19 de junho.

O QUE ELES DISSERAM

Ricardo Gomes, técnico do Vasco: Apesar do jogo de quinta-feira ter sido de copa, o do Brasileiro vai ser mais puxado. Os dois clubes estão com a mesma pontuação brigando por posições. Vai ser uma disputa franca. Nossa vitória não tem qualquer relação com este jogo”.

Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: Vou com time misto para esse jogo. Agora virou moda falar em misto. Então para mim, é conveniente dizer que vou entrar com equipe mista. Não temos o Marcos Assunção, o Lincoln foi embora... Então vamos entrar com o que temos. Nosso time é bom, senão não estaria no bolo dos primeiros colocados”.

CURIOSIDADES

* Na história do Campeonato Brasileiro, Vasco e Palmeiras se enfrentaram 18 vezes no Rio de Janeiro, com total equilíbrio. Foram seis vitórias para cada lado e seis empates, com 17 gols do Vasco e 18 do Palmeiras.

* A média de gols do confronto entre Vasco e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro é de 2,3 por jogo. Foram marcados 95 gols em 40 partidas, e oito delas terminaram sem gols.

* Juntos, Vasco e Palmeiras já conquistaram oito títulos brasileiros (quatro cada um),duas Libertadores (Vasco em 98 e Palmeiras em 99), duas Copas Mercosul (Palmeiras em 98 e Vasco em 2000), oito vezes o Torneio Rio-SP (Palmeiras, cinco, e Vasco, três), duas Copas do Brasil (Palmeiras em 98 e Vasco em 2011) e uma Copa dos Campeões (Palmeiras/2000).

Vasco e Palmeiras se enfrentaram pela última vez há apenas três dias, na estreia das equipes na Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, em São Januário, o time cruz-maltino levou a melhor e venceu o rival por 2 a 0, abrindo vantagem na luta por vaga na próxima fase da competição internacional. Diego Souza e Elton marcaram os gols da partida.

Nenhum comentário: