14 de fevereiro de 2011

Vasco aplicou sua segunda maior goleada no Carioca


O Vasco terminou a Taça Guanabara fora da semifinal, mas conseguiu a recuperação ampla nas duas últimas rodadas marcando 12 gols sem sofrer nenhum nos três jogos finais. Saiu do saldo negativo de dois gols e com os 9 a 0 de ontem no America passou ao saldo positivo de sete e a ter o terceiro melhor ataque (16), depois do Botafogo (18) e do Fluminense (19).
Foi a segunda maior goleada da história do Vasco no Campeonato Carioca e a mais ampla sobre o America, que derrotou (8 a 2) em São Januário, em 14 de agosto de 1949, no sexto jogo da temporada. Por coincidência, o Vasco fez, como ontem, 5 a 0 no primeiro tempo. Naquele jogo, apitado pelo inglês Stanley Robert, os gols do Vasco foram de Ademir (3), Ipojucan (3), Maneca e Mario.
Times: Vasco – Barbosa, Laerte e Sampaio; Eli, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Ademir, Ipojucan e Mario. America – Helu, Joel e Mundinho; Milton, Osvaldinho e Gamba; Natalino, Nivaldino, Dimas, Maneco e Jorginho. Os gols do America: Dimas e Natalino. O Vasco foi campeão invicto de 1949 com 18 vitórias, 2 empates (2 a 2 com Bangu e Botafogo) e com o saldo impressionante de 60 gols: marcou 84 e sofreu 24. O Vasco foi denominado de Expresso da Vitória pelo supertime que montou e manteve no ano seguinte em que foi bicampeão carioca, derrotando (2 a 1), por coincidência, na final, o America.
O Vasco aplicou em 1949 a maior goleada de sua história no Campeonato Carioca: 11 a 0 no São Cristóvão, gols de Maneca (4), Ademir (3), Heleno de Freitas (2), Ipojucan e Nestor, no jogo de abertura, em 3 de julho, em São Januário. O time era dirigido por Flavio Costa. Ademir foi o artilheiro com 31 gols, atuando em todos os 20 jogos; ele e o goleiro Barbosa. No ano seguinte, o Vasco seria o primeiro campeão carioca no Maracanã, a base da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950 e Ademir o artilheiro com 9 gols, o que nenhum outro jogador brasileiro conseguiu até hoje nas Copas.

Nenhum comentário: