12 de setembro de 2010

Palmeiras e Vasco, os 'reis dos empates', ficam no zero no Pacaembu


As duas equipes mostraram neste domingo que merece mesmo o apelido. O Verdão é o time que mais empatou. Agora são 11. O time carioca tem 10.;..!

O que esperar de um jogo entre dois times considerados os 'Reis dos empates'? Palmeiras e Vasco não saíram do zero neste domingo à tarde, no Pacaembu. São as equipes que mais igualaram seus marcadores durante o Brasileirão. Antes do jogo deste domingo, eram dez empates para o Verdão e nove para o Vasco. Agora, o placar está 11 a 10. O Pacaembu viu um jogo fraco, cheio de erros de passes, de finalizações. Muita correria e nenhuma inspiração.
O Vasco tem 28 e, por enquanto, é o oitavo colocado.
Vasco domina, mas não consegue concluir
O técnico Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, planejou um time mais solto, com três atacantes. Escalou Ewerthon aberto pelo lado direito, Luan bancando o ponta esquerda e Kléber centralizando, abrindo espaços, chamando a marcação. Parecia que esse era o caminho para o Verdão. Sobretudo em investidas pelo lado direito, com Ewerthon caindo às costas de Jumar, aquele mesmo: volante que passou pelo Verdão e que, neste domingo, atuou improvisado como lateral-esquerdo. Às suas costas, uma avenida.
Só que uma mexida simples do vascaíno PC Gusmão acabou com a estratégia de Felipão. O volante Nilson foi transferido para a lateral-direita. O Vasco, então, passou a ter uma forte linha de quatro jogadores atrás. Luan, bem vigiado por Nilton, mal pegava na bola. Quando pegava, tinha dificuldades para dominar. Kléber, isolado, passou a voltar demais para armar o jogo. Longe da área, ele não funciona. Pelo lado direito, Ewerthon continuava com espaços, mas a bola não chegada. Isso porque o Verdão não tinha articulação de jogadas: Tinga e Márcio Araújo, que poderiam se revezar na armação, foram bem marcados.
Dessa forma, o Vasco tinha o jogo sob controle. Teve a posse de bola (57% a 43%), criou mais jogadas, finalizou mais: 7 a 3. Isso não quer dizer, porém, que a equipe de São Januário foi perigosa. A não ser por uma defesa de Deola em chute de Nunes, aos 11 minutos, o Vasco rondou mais a área verde, sem ser efetivo. Zé Roberto tinha dificuldades com a marcação alviverde. Éder Luis tinha alguma liberdade e se infiltrava pelo meio. Arriscou alguns chutes, mas não acertava o alvo. Faltou um pouco mais de capricho para os vascaínos.
A torcida palmeirense, impaciente, começou a cobrar Felipão. Um torcedor, sentado no setor de cadeiras sociais do Pacaembu, resumiu o sentimento dos alviverdes:
- Felipão, tira o Luan, tira o Rivaldo. Tira todo mundo logo!
Já aos 24 minutos de jogo, vendo que o Vasco era melhor, os palmeirenses começaram a pedir Valdivia. A cada passe errado do Verdão, o nome do chileno era entoado em coro.
Valdivia entra, mas jogo não muda

Nenhum comentário: