21 de fevereiro de 2010

Botafogo vence o Vasco por 2 a 0 e leva a Taça Guanabara

Time 'vinga' goleada sofrida na primeira fase e se garante na final do Campeonato Carioca pelo quinto ano seguido.

Foi 2 a 0, mas valeu por seis. Afinal, os jogadores do Botafogo avisaram que precisariam apenas de “meio a zero” para vingar a goleada de 6 a 0 sofrida na primeira fase. O time alvinegro fez mais, com Fábio Ferreira e Loco Abreu, em cobrança de pênalti, conquistando a Taça Guanabara pela segunda vez consecutiva.

O resultado garante a presença na final do Estadual pelo quinto ano seguido e comprova a regularidade do Alvinegro na competição. Peça preponderante na reação da equipe, o técnico Joel Santana também tem o que celebrar. Ele manteve a invencibilidade em decisões de turno no Rio. Agora são 11 títulos.

Para chegar à vitória neste domingo, o time novamente contou com o ferrolho defensivo e a eficácia do jogo aéreo, o mesmo que derrubou o Flamengo na semifinal. O zagueiro Fábio Ferreira abriu o placar de cabeça e Loco Abreu ampliou, em cobrança de pênalti.

O lance que originou o segundo gol, aliás, foi uma repetição às avessas da reclamação alvinegra na Taça Guanabara de 2007. Na ocasião, o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou uma falta de Ferrero em Fábio Luciano por causa de um puxão na camisa. Desta vez, Nilton foi quem agarrou Abreu.


O Vasco perdeu a invencibilidade no ano e a chance de conquistar um turno no Rio desde 2004. O time de Vagner Mancini também demonstrou excesso de nervosismo e teve dois jogadores expulsos na etapa final.

Autor de três gols na goleada da primeira fase, Dodô teve atuação apática. Phillipe Coutinho também não repetiu as boas atuações dos jogos anteriores e foi anulado pelos defensores alvinegros.

Nenhum comentário: