7 de abril de 2011

Vasco vence o ABC-RN no sufoco e se classifica: 2 a 1


Cruz-Maltino saiu atrás no placar, mas Alecsandro e Bernardo garantiram o equipe nas oitavas de final da Copa do Brasil.

 

Ufa! Certamente a expressão mais escutada em São Januário após a vitória suada, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, sobre o ABC-RN. Após ser surpreendido com um gol dos visitantes, marcado por Cascata, no início do jogo, o Vasco superou as adversidades no segundo tempo e virou com Alecsandro e Bernardo, carimbando sua vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Vasco domina a posse de bola, mas ABC-RN surpreende
O estádio lotado pareceu ter animado os jogadores do Vasco. O time começou a partida com o domínio da posse de bola e parecia que não levaria muito tempo para inaugurar o marcador. Apenas parecia.

Aos 18 minutos, ABC-RN, que demonstrou qualidades na partida de ida, surpreendeu. Após contra-ataque, Cascata driblou Allan pela direita, Dedé demorou na cobertura, e o camisa 10 potiguar teve caminho livre até entrar na área e chutar colocado no canto de Fernando Prass. Os visitantes calaram São Januário.
Depois do gol do ABC-RN, os famosos cinco minutos de desespero atrás do gol de empate tomaram conta dos vascaínos e foram o bastante para que a torcida começasse a perder a paciência. Allan, por exemplo, foi a primeira vítima e as vaias começaram a ecoar já na metade da primeira etapa.

Contando apenas com a inspiração de Felipe, o único lúcido do time, o Vasco não conseguia chegar. Aos 36, após chute do maestro, a bola desviou na defesa e o empate quase saiu. Mas a melhor chance do Cruz-Maltino aconteceu no minuto final. No último ataque, o meia Diego Souza cortou o marcador já dentro da área e, cara a cara com o goleiro Wellington, chutou na rede pelo lado de fora.

Na descida para o vestiário, algumas cobranças da torcida e jogadores desanimados.Pênalti iguala no início e Bernardo arranca o grito da torcida
Na volta do intervalo, o mesmo panorama da primeira etapa, Vasco dominando, mas não conseguindo chegar ao gol adversário. Mas para a sorte dos donos da casa, aos sete, em um lance duvidoso, Ramon foi derrubado e o juiz Emerson de Almeida Ferreira marcou pênalti e expulsou o zagueiro Tiago Garça. Alecsandro bateu no meio e deixou tudo igual.

Com um homem a menos, o time potiguar recuou. Ricardo Gomes tratou de colocar o time mais para frente promovendo a entrada de Bernardo no lugar de Fellipe Bastos aos 21 minutos.

O tempo foi passando, Ramon também saiu para a entrada de Márcio Careca, e nada de o Vasco criar chances de virar a partida. Felipe, já cansado, sumiu e a criação ficou orfã.

Mas uma faixa no campo chamava a atenção no alambrado desde o início da partida. Com os dizeres "Guerreiros no campo e nas arquibancadas", ela serviu de inspiração aos 32 minutos. Após tabela com Allan, Eder Luis entrou na área em velocidade e cruzou para trás. Bernardo dominou e chutou. A bola estufou as redes.

São Januário quase foi abaixo na empolgação do meio, que tirou a camisa e correu como um louco na direção da torcida. A tranquilidade tomou conta dos guerreiros, tanto no campo quanto na arquibancada.

Daí para frente, o Vasco lutou para segurar a bola ao máximo. Com um homem a menos, o ABC-RN não tinha muita capacidade para criar. Com o apoio da torcida de volta, o Cruz-Maltino conseguiu manter a vantagem e assegurou a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, para enfrentar o Náutico.

Nenhum comentário: