21 de abril de 2010

Parabéns, São Janu! 83 anos de glórias!

Estádio completa 83 anos nesta quarta-feira e recebe o confronto válido pela Copa do Brasil. Vencedor vai encarar Vitória ou Goiás na próxima fase..!

No próximo dia 21 de Abril o estádio de São Januário completará 83 anos. E então resolvi criar esse artigo em homenagem ao estádio. Nesse dia acontecerá a segunda partida entre e Corínthians-PR, pela Copa do .

O estádio de São Januário foi palco de memoráveis partidas do Vasco da Gama, o primeiro clube carioca a admitir jogadores negros em seu plantel. O estádio também foi palco de grandes manifestações operárias durante a ditadura.

Lá, Getúlio Vargas costumava assistir a grandes desfiles de operários nas comemorações do 1º de Maio. Sem contestações, os trabalhadores agradeciam os benefícios "concedidos" pelo presidente.

Foi inaugurado em 21 de abril de 1927, com uma partida entre Vasco e Santos, vencida pelos visitantes. O inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelista e o primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Negrito.

Até 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário em Montevidéu (para a primeira Copa do Mundo), era o maior das Américas. Até 1940, ano da inauguração do Pacaembu, o estádio era o maior do Brasil, e até 1950, na inauguração do Maracanã, era o maior do . Após mais de 80 anos desde sua inauguração, este templo do continua sendo o maior estádio particular da cidade.

Nenhum comentário: