26 de junho de 2011

Em noite de Prass, Felipe marca e Vasco vence Atletico-GO: 1 x 0

No reencontro com PC Gusmão, foi o Vasco quem saiu sorrindo. O time foi ao Serra Dourada enfrentar o Atlético-GO e saiu com a vitória por 1 a 0. O autor do gol foi justamente um dos principais personagens na época da demissão do ex-treinador. Felipe fez um golaço e garantiu a importante vitória fora de casa.

A vitória vascaína veio em bom momento, já que nos dois últimos jogos - contra Figueirense e Grêmio - o time havia largado na frente e cedido o empate perto do fim. O cenário quase se repetiu com a pressão exercida pelos donos da casa, mas desta vez o final foi outro. Agora, o Vasco espera ter provado para todos que a ressaca da conquista da Copa do Brasil realmente já faz parte do passado. O objetivo agora é entrar de vez na luta pelo título do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Gigante da Colina chegou a 11 pontos e pulou para a quinta posição na tabela de classificação. O Atlético-GO permaneceu com sete pontos e agora aparece em 12º lugar. O líder do Brasileirão é o São Paulo, que soma 15 pontos ganhos.

O Vasco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 19h30m, contra o Cruziero, em São Januário. Já o Atlético-GO vai enfrentar o Palmeiras na próxima quinta-feira, às 19h30m, no Canindé.

Antes de a bola rolar, jogadores como Romulo, Dedé, Fernando Prass, Marcio Careca, Eder Luis e Eduardo Costa deixaram o clima de vingança e rivalidade de lado e foram falar com o ex-treinador PC Gusmão. No decorrer da semana muito foi falado sobre o reencontro de PC com o Vasco, já que sua demissão no início do ano após três derrotas consecutivas na Taça Guanabara foi repleta de polêmica e disse me disse.

Gol relâmpago e contra-ataques pelos lados

O Vasco começou a partida em ritmo acelerado. Logo no primeiro avanço, uma jogada que não vinha sendo utilizada nas últimas partidas: o avanço pelas laterais. Primeiro com Fagner, o dono da posição. Segundos depois, na retomada, foi a vez de Anderson Martins aparecer de surpresa e cruzar na linha de fundo. No bate e rebate, a bola sobrou limpa para Felipe chutar colocado e marcar um golaço. Na comemoração, fez a dança do João Sorrisão, personagem criado pelo Esporte Espetacular.

O gol esfriou o ímpeto do Vasco e o time do Atlético tentou igualar as ações. Mas, com uma marcação bem postada tanto na zaga como no meio-campo, o Gigante da Colina conseguia neutralizar os rivais. Perigo mesmo apenas em duas jogadas de bola parada que obrigaram Fernando Prass a realizar duas belíssimas defesas. A primeira em cabeçada do zagueiro Anderson após escanteio e a segunda em cobrança de falta de longe de Bida.

O contra-ataque passou a ser a principal arma do Vasco. E sempre pela direita. Se antes o lado esquerdo era a principal válvula de escape por causa da improvisação de Allan na lateral, com a volta de Fagner, o time passou a utilizar mais o setor. O lateral-direito criou boa jogada e ainda arriscou algumas tabelas com Eder Luis. O mesmo não acontecia pela esquerda. Marcio Careca até se apresentava, mas preferia sempre cruzar da intermediária em vez de ir à linha de fundo.

Outro motivo para o Vasco utilizar os lados foi a atuação apagada de Diego Souza. O camisa 10 estava muito bem marcado e produziu poucas jogadas de perigo. Na única oportunidade que teve, ao receber passe milimétrico de Felipe, Diego Souza se enrolou na hora de driblar o goleiro Marcio e acabou desperdiçando a jogada.

Nenhum comentário: