25 de setembro de 2011

Vasco encara abalado Cruzeiro para segurar liderança


Líder do Campeonato Brasileiro com 46 pontos, o Vasco tenta se manter no posto neste domingo, quando visita o às 16...
Líder do Campeonato Brasileiro com 46 pontos, o Vasco tenta se manter no posto neste domingo, quando visita o Cruzeiro às 16 horas (de Brasília) na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), em confronto válido pela 26ª rodada da competição. O Cruz-maltino quer ainda mostrar que o empate por 1 a 1, em casa, contra o Atlético-GO, não passou de um acidente na caminhada rumo ao título.
Já a Raposa tem planos bem mais modestos. Sem vencer há seis jogos e tendo sido derrotado pelo Coritiba por 2 a 1 no meio de semana, o time mineiro, com 29 pontos, flerta perigosamente com a zona de rebaixamento. Um novo tropeço vai gerar a demissão do técnico Emerson Ávila, que por muito pouco não foi dispensado após o revés contra os paranaenses. De estímulo para os cruzeirenses apenas a vitória sobre os vascaínos no primeiro turno: 3 a 0.
A situação vivida pelo Cruzeiro não parece deixar os vascaínos animados. Os jogadores do time carioca entendem que o confronto em Minas Gerais será muito complicado justamente pela obrigatoriedade de vitória dos mineiros.
"O Cruzeiro tem um elenco de qualidade e um time que poderia estar em uma situação muito melhor na tabela de classificação. A posição de nosso adversário não nos ilude de maneira alguma. Temos plenas condições de deixar Minas Gerais com uma vitória, mas o primeiro passo para alcançarmos esse objetivo é entendermos as dificuldades que vamos encontrar", disse o goleiro Fernando Prass.
Realmente o Vasco tem motivos para esperar um jogo complicado, pois a Raposa espera tirar proveito do fator campo para voltar a sorrir na competição.
"Nosso objetivo é que neste jogo o Cruzeiro seja aquele time que se espera, sempre vibrante e jogando de maneira ofensiva, em busca do gol. Temos mais uma partida em nossa casa e a oportunidade de conquistarmos três pontos que se tornaram mais do que importantes. Empenho não vai faltar na luta por esse objetivo", explicou o goleiro Fábio. Se recuperação é a palavra de ordem na Toca da Raposa, em São Januário os vascaínos também querem apagar a má imagem deixada no empate com o Atlético-GO.
"A partida contra o Atlético-GO faz parte do passado e o nosso foco está todo neste difícil compromisso diante do Cruzeiro. Apesar das dificuldades que nos esperam, temos que encarar este duelo como uma grande oportunidade de recuperarmos como visitantes os pontos perdidos dentro de São Januário", disse o técnico Cristóvão Borges.
Cristóvão, por sinal, não definiu a formação que vai mandar a campo. O lateral direito Fagner, com dores no quadril, e o atacante Eder Luis, com uma lesão na parte posterior da coxa esquerda, são dúvidas para o confronto. Caso sejam vetados, Allan jogará improvisado na lateral direita, enquanto que no ataque, Leandro surge como opção. Isso porque Bernardo, que seria o substituto natural de Eder Luis, não pode atuar por questões contratuais, pois seus direitos federativos pertencem ao Cruzeiro. A boa notícia fica por conta do retorno do zagueiro Dedé, que cumpriu suspensão contra o Dragão e volta na vaga de Victor Ramos.
Vivendo um momento complicado no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá um desafio complicado para conseguir a reabilitação. O time celeste defenderá neste duelo, uma invencibilidade de cinco anos sem perder os cariocas. O último revés ocorreu em 2006, vitória dos vascaínos por 1 a 0, de lá para cá foram oito jogos, com sete triunfos e um empate.
Como se não bastasse, a sequência de resultados ruins, o técnico Emerson Ávila, que ainda não venceu no comando do Cruzeiro e está ameaçado no cargo, terá vários desfalques para escalar a Raposa. Os principais problemas são no setor defensivo, com as ausências de Léo, que levou o terceiro cartão amarelo e Naldo, que com um edema na coxa direita também fica de fora.
Sem Léo e Naldo, Cribari deve formar a dupla de zaga do Cruzeiro com Victorino neste domingo. Ele disputou apenas um jogo pelo time celeste. Cribari foi titular na derrota para o Figueirense, por 4 a 2, em Ipatinga, na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Outro desfalque certo é o volante Leandro Guerreiro, que sente dores no joelho direito. O jogador se lesionou durante a derrota do Cruzeiro para o Coritiba, por 2 a 1, e deve ser substituindo por Charles. Já o paraguaio Ortigoza, sofreu estiramento muscular grau 1 na coxa direita e também fica de fora. Diego Renan e Wellington Paulista também são desfalques da Raposa.

Nenhum comentário: