4 de setembro de 2011

Em busca de mais três pontos, Trem-Bala encara o América-MG

Segundo colocado no Campeonato Brasileiro com 38 pontos, o Vasco duela neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena da Jacaré, com o lanterna da competição, o América-MG, que tem 14 pontos. Para os mineiros, nem uma vitória basta para sair da posição que ocupou nas últimas oito rodadas. No caso dos cariocas, um triunfo pode até significar a liderança.

Para ser o primeiro, o Vasco precisa vencer e contar com uma derrota do Corinthians (ou um empate, desde que tire a diferença de seis gols de saldo) diante do Coritiba, no Couto Pereira. Um novo bom resultado cruz-maltino serviria também para comprovar que o time não se abateu com o AVC (acidente vascular cerebral) sofrido pelo técnico Ricardo Gomes, que está internado desde o último domingo. O auxiliar Cristóvão Borges segue no comando.

O jogo será apitado por Sandro Meira Ricci, árbitro Fifa do Distrito Federal. Ele será auxiliado pelo catarinense Carlos Berkenbrock e por César Augusto de Oliveira Vaz, também do Distrito Federal. A partida será transmitida ao vivo pela Rede Globo para os estados do RJ, ES, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além de Curitiba-PR e Petrolina-PE. O Premiere FC transmite o jogo para todo o país, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

O QUE ESTÁ EM JOGO

América-MG:  mais uma vez, assim como nas últimas partidas, o lanterna do Brasileiro precisa vencer para tentar uma reação no campeonato. Se conquistar três pontos, continuará na zona de rebaixamento, mas ganhará um alento muito grande por derrotar um dos times favoritos ao título. E dará esperanças de que pode conseguir sair do Z-4 - a torcida  quase comemorou a primeira vitória fora de casa na rodada passada, quando o time ficou no empate com o Bahia.

Vasco: a equipe tem duas grandes motivações para este domingo. A dois pontos do Corinthians, está de olho na possibilidade de se tornar líder ao final da rodada. Além disso, todos na Colina querem dedicar mais um bom resultado a Ricardo Gomes. Dos últimos cinco jogos, o cruz-maltinos venceram três e empataram dois.

ESCALAÇÕES

América-MG: o técnico Givanildo Oliveira praticamente não teve tempo para treinar a equipe, que retornou de Salvador no final da tarde de sexta-feira e só treinou no sábado pela manhã. E, na atividade que comandou, o treinador não armou equipe: apenas observou o grupo em um trabalho recreativo. Com isso, pode ser que o América-MG entre em campo com o mesmo time que jogou quinta-feira, contra o Bahia: Neneca, Micão, William Rocha e Otávio; Marcos Rocha, Dudu, Amaral, Ulisses e Gilson; Kempes e André Dias.

Vasco: o interino Cristóvão Buarque tem alguns problemas para montar o time. Dedé está na Seleção Brasileira e será substituído por Victor Ramos, que fará o primeiro jogo como titular. Alecsandro, sentindo dores na coxa esquerda, dá lugar a Elton. Fagner volta de suspensão e deve retornar na vaga de Allan. A provável escalação para domingo é: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Victor Ramos e Marcio Careca; Romulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

DESFALQUES

América-MG: o atacante Alessandro, com um estiramento na coxa direita, e o zagueiro Gabriel, que também se recupera de um estiramento, mas na panturrilha esquerda, são os desfalques do Coelho.

Vasco: os desfalques são Jumar (dores na panturilha esquerda), Julinho (lesão no tornozelo esquerdo), Felipe (dores no joelho direto) e Alecsandro (lesão na coxa esquerda) e Dedé (na Seleção Brasileira).

PENDURADOS

América-MG: Amaral, Alessandro, China, Gabriel Santos e Neneca.

Vasco: Eduardo Costa, Elton, Felipe, Leandro e Rômulo.

FIQUE DE OLHO

América-MG: o atacante André Dias que vai ter a segunda oportunidade de começar jogando como titular do América-MG. E se depender do cartão de visitas que deixou na partida de estreia, quando marcou o gol de empate com o Atlético-PR, duas rodadas atrás.

Vasco: depois de fazer dois gols contra o Ceará, na última rodada, Elton terá a chance de ser titular contra o Coelho, já que Alecsandro está vetado por causa de um problema na coxa esquerda. Elton disputou 13 jogos neste Brasileiro, apenas cinco como titular, e tem seis gols.

O QUE ELES DISSERAM

Kempes, atacante do América-MG: “O campeonato será de superação. Temos que vencer em campo e conquistar um ou uma vitória fora de casa. E, na Arena do Jacaré, contamos com nosso torcedor até o fim. O Vasco é um time forte, mas vamos lutar muito em busca da vitória".

Cristóvão Borges, técnico interino do Vasco: "Desde que existe a possibilidade (da liderança), pensamos sim. Poderia ter sido na rodada passada. Agora estamos mais perto. Para isso, precisamos fazer a nossa parte. A liderança confirmaria a crescente da equipe depois de dias difíceis e daria mais confiança. Futebol é isso. Com confiança, os jogadores rendem mais"

NÚMEROS E ESTATÍSTICAS

* Levados em conta os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o América-MG não vence o Vasco há 37 anos (sete partidas). A única vitória do Coelho aconteceu em janeiro de 1974. Na ocasião, os mineiros venceram de virada por 2 a 1, no Maracanã. O Vasco se tornaria posteriormente campeão brasileiro.

* O América-MG tem dez jogos como mandante neste Brasileiro, com duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 33,3%. Em suas dez partidas como visitante, o Vasco acumula cinco vitórias, dois empates e três derrotas, o que dá 56,6% de aproveitamento.

* Nos confrontos entre mineiros e cariocas neste campeonato, ainda não houve empate. Foram 12 duelos, com nove vitórias dos times do Rio de Janeiro e três dos representantes de Minas Gerais.

ÚLTIMO CONFRONTO

Na segunda rodada do Brasileirão, o Vasco recebeu o América-MG em São Januário e levou a melhor. Bernardo, de pênalti, Enrico e Elton deram a vitória por 3 a 0 ao time carioca, que usou seus reservas por conta da disputa do título da Copa do Brasil. Jogaram Fernando Prass, Fagner, Jomar, Fernando e Max; Jumar, Fellipe Bastos, Bernardo (Enrico) e Jeferson (Misael); Leandro (Chaparro) e Elton. O América-MG atuou com Flávio, Sheslon, Anderson, Gabriel e Thiago Carleto; Dudu, Amaral (Luciano), Leandro Ferreira, Rodriguinho (Kempes) e Eliandro; Fábio Júnior (Alessandro).
Fonte: GloboEsporte.com

Nenhum comentário: