27 de outubro de 2011

Em 2011, Vasco vem colecionando goleadas

Segundo melhor ataque do Brasil, Vasco já aplicou goleada de 9 a 0 em 2011(Foto: Cleber Mendes)

Clube aplicou sua maior goleada em uma competição continental e a segunda maior em todas as edições da Sul-Americana

A temporada de 2011 está sendo de muitos gols para a torcida vascaína. Na noite desta quarta-feira, o 8 a 3 aplicado sobre o Aurora (BOL), em São Januário, deixou a torcida Cruz-Maltina em estado de graça. São 117 gols marcados, em 63 jogos disputados. Média de 1,8 gols por partida. A média do time garante, ao menos, um gol por jogo. O segundo melhor ataque do Brasil na temporada atrás, apenas, do Coritiba.
Vitórias como a desta quarta são comuns sob o comando de Ricardo Gomes e Cristovão Borges. Começando o seu trabalho no clube, Gomes comandou a equipe na vitória de 9 a 0 diante do América. Na Copa do Brasil, que viria a ser conquistada, goleada de 6 a 1 sobre o Comercial-MS.


Ao todo, são quatro as competições que o Vasco disputou ou está disputando - Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana - e somando os quatro torneios, em 54 oportunidades os 'goleadores' vascaínos fizeram, ao menos, um gol.
A goleada sobre o Aurora foi a maior do clube em uma competições continental. A segunda maior aplicada na Copa Sul-Americana.

OS MELHORES ATAQUES DO BRASIL EM 2011:
Coritiba
132 gols em 65 jogos (2,05 gols por jogo)
Vasco
117 gols em 63 jogos (1,8 gols por jogo)
Internacional
110 gols em 62 jogos (1,7 gols por jogo)
Ceará
110 gols em 68 jogos (1,6 gols por jogo)
Santos
108 gols em 68 jogos (1,6 gols por jogo)

23 de outubro de 2011

Vasco bate Bahia e volta à liderença do Brasileiro...!

Diego Souza e Felipe fizeram os gols do Vasco Agência O Globo)

Fora de casa, equipe cruz-maltina abre o placar, segura reação adversária, garante o triunfo e retorna à ponta da tabela

O Vasco foi até Salvador enfrentar o Bahia no estádio de Pituaçu, neste domingo, e no ritmo do axé reconquistou a liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe cruz-maltina venceu por 2 a 0, com gols de Felipe e Diego Souza, e foi beneficiada pelo empate do Corinthians com o Internacional para voltar à ponta da tabela.
Após abrir o placar no primeiro tempo, o time do técnico Cristovão Borges conseguiu segurar a pressão do time da casa e garantir os três pontos. No fim, Diego Souza fez o gol que garantiu o triunfo. Agora, o Vasco recebe o São Paulo, domingo, em São Januário. Já o Bahia, que ainda luta contra o rebaixamento, enfrenta o Figueirense, em Santa Catarina, no mesmo dia.
GOL DO MAESTRO

A escalação do Vasco foi divulgada com Felipe na lateral esquerda e o meio de campo formado por quatro volantes: Rômulo, Jumar, Eduardo Costa e Allan. Porém, na prática, não foi bem isso o que aconteceu. Logo nos primeiros minutos percebeu-se que Jumar estava caindo pela ala e Felipe estava na 'meiúca' armando as jogadas.

A ala esquerda também parecia ser o trunfo de Joel Santana para levar o Bahia à vitória. Dodô tinha espaço para trabalhar e dava trabalho. E quase abriu o placar aos oito minutos, depois de finalizar da entrada da área. O Vasco, ainda se acertando em campo, viu, no minuto seguinte, Fabinho acertar uma bomba no travessão de Fernando Prass. No rebote, o atacante Souza dividiu com Dedé e não conseguiu concluir.

Aos 16 minutos, em uma das primeiras vezes em que o Vasco conseguiu chegar ao ataque, Diego Souza recebeu na área, girou e marcou. Mas o árbitro anulou erradamente o gol.

Aos poucos, Felipe foi aproveitando a liberdade dada pelo técnico Cristovão Borges e avançando para criar as jogadas, enquanto Jumar, Rômulo e Nilton (que havia entrado no lugar de Eduardo Costa) seguravam os ataques adversários. E deu certo! Aos 22 minutos, o camisa 6 achou Diego Souza na entrada da área. Ao tentar dominar, o camisa 10 acabou devolvendo a bola para o Maestro, que bateu com qualidade, encobriu Lomba e saiu para comemorar.

A partir do gol, o time cruz-maltino foi ganhando campo e espaço para jogar. Foi questão de tempo para Lomba começar a trabalhar, evitando os gols de Diego Souza e Fagner.

Pelo lado baiano, Dodô tentava algumas arrancadas, mas em vão. Já perto do fim do primeiro tempo, Felipe tocou para Eder Luis, que errou o passe ao tentar a devolução, mas a bola ainda sobrou em seus pés. O camisa 7 bateu e a bola passou próxima à trave direita do camisa 1 do Bahia.

DIEGO SOUZA 'FECHA O CAIXÃO'

O segundo tempo começou sem modificações. Mas o Bahia se mostrava mais organizado em campo e chegando com um volume maior à área vascaína. Porém, a primeira chance clara de gol foi do time cruz-maltino. Aos 11 minutos, Diego Souza recebeu na área e achou Fagner que, sem marcação, mandou por cima da meta.

Mas os comandados de Cristovão Borges foram, mais um vez, conseguindo se acertar em campo e levando perigo a Marcelo Lomba. Para tentar o empate, "Papai" Joel colocou os atacantes Lulinha e Junior nas vagas de Jones e Reinaldo, que não vinham tendo uma boa atuação. Do outro lado, Felipe saiu para a entrada de Bernardo.

O Vasco, então, passou a ter mais velocidade, mas como o camisa 31 avança mais que Felipe, os volantes tiveram de trabalhar um pouco mais à frente, o que permitiu ataques perigosos do Bahia.

Aos 27 minutos do segundo tempo, a torcida vascaína comemorou muito. Mas o lance tinha ocorrido no outro extremo do Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul. No Beira-Rio, o Internacional abria o placar contra o Corinthians, gol de Nei.

O jogo passou a ficar com uma marcação forte no meio de campo e, consequentemente, com muitas faltas. Para evitar qualquer problema, o árbitro Wilton Pereira Sampaio tratou de distribuir alguns amarelos para acalmar os ânimos.

Aos 32 minutos, Souza recebeu passe em profundidade, passou por Douglas e Prass saiu nos pés do atacante para fazer a defesa. Na dividida, o camisa 1 recebeu uma pancada na mão, mas rapidamente voltou ao jogo. No minuto seguinte, o tempo fechou entre Fagner e Ávine, que havia acabado de entrar, e o árbitro teve de chamar os dois para uma conversa.

Com a entrada de Bernardo, o meio de campo se desarrumou e o Vasco perdeu boa parte de seu poder ofensivo. O Bahia aproveitou para pressionar o time carioca atrás do empate, mas as finalizações não chegavam a assustar a defesa cruz-maltina. Porém, aos 38, mais um erro da arbitragem. Souza lançou o atacante Junior nas costas da defesa do Vasco e o árbitro marcou impedimento, que não existiu.

Apesar da pressão nos minutos finais, quem chegou ao gol foi o Vasco. Em contra-ataque, Bernardo achou Diego Souza sem marcação e o camisa 10 só teve o trabalho de bater na saída de Marcelo Lomba, fechando o placar.

Com o resultado em Pituaçu e o empate do Corinthians no Beira-Rio, o time cruz-maltino reassumiu a liderança do Brasileiro, enquanto o Bahia vê a zona de rebaixamento se aproximando.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 2 VASCO

Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data-Hora: 23/10/2011 - 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Altemir Haussman (Fifa-RS)
Renda e público: R$ 776.252,50 / 32.157 pagantes
Cartões amarelos: Titi, Fahel, Lulinha e Paulo Miranda (BAH); Diego Souza e Fagner (VAS)
Cartões vermelhos: -
Gols: Felipe 22'/1ºT (0-1) e Diego Souza 46'/2ºT (0-2)

BAHIA: Marcelo Lomba, Gabriel, Titi, Paulo Miranda e Dodô; Fahel, Fabinho e Hélder (Ávine 32'/2ºT); Jones (Lulinha 14'/2ºT), Reinaldo (Junior 18'/2ºT) e Souza - Técnico: Joel Santana.

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo 18'/2T); Rômulo, Jumar, Eduardo Costa (Nilton 17'/2ºT) e Allan; Diego Souza, Eder Luis e Elton - Técnico: Cristovão Borges.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/vasco/Vasco-Bahia-volta-liderenca-Brasileiro_0_577742325.html#ixzz1beAvBtUb
© 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

LÍDER! Vasco derrota Bahia e retoma a ponta do Brasileiro: 2 x 0

Felipe, o 'Maestro da Colina'


O Vasco derrotou na tarde deste domingo (23/10) o Bahia pelo placar de 1 x 0. A partida , que foi válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e o gol cruzmaltino foi marcado por Felipe.

Com o resultado, o Gigante da Colina chegou aos 57 pontos e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Na próxima quarta-feira (26), em São Januário, o cruzmaltino volta aos gramados para encarar o Aurora-BOL, pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana.

O jogo
Mesmo atuando longe de seus domínios, o Vasco iniciou a partida pressionando a equipe do Bahia com Diego Souza. Aos seis minutos, o camisa 10 arriscou de intermediária e obrigou Marcelo Lomba a fazer uma grande defesa.

A resposta do tricolor baiano veio logo na sequência, mais precisamente aos nove minutos, quando Dodô avançou pelo lado esquerdo, chutou e viu a bola passar rente à trave de Fernando Prass. No minuto seguinte quem levou perigo foi Fabinho, que mandou uma bomba da intermediária e acertou a trave vascaína.

O Gigante da Colina não se abateu com as investidas da equipe da casa, continuou dominando a partida e foi recompensado aos 23 minutos, quando Felipe tabelou com Diego Souza, acertou um belo chute e abriu o placar em Pituaçu: Vasco 1 x 0.

O gol empolgou ainda mais a equipe vascaína, que seguiu atacando e levando perigo. Aos 31 minutos, Eder Luis fez grande jogada pelo lado esquerdo e serviu Diego Souza, que bateu forte e obrigou Marcelo Lomba a fazer outra excelente defesa. O goleiro da equipe baiana voltou a fazer uma difícil defesa aos 36 minutos, quando Fagner avançou pela direita e bateu cruzado. Aos 44 minutos, o Vasco chegou novamente com Eder Luis, que tabelou com Felipe, bateu cruzado e viu a bola passar rente a trave do tricolor baiano.

O Vasco voltou para o segundo tempo com a mesma postura que encerrou a etapa inicial. Logo aos 11 minutos, Diego Souza fez grande jogada, serviu Fagner e viu o camisa 23 isolar a bola. Aos 16 foi a vez de Felipe roubar a bola de Helder, bater cruzado e ver Marcelo Lomba fazer uma fácil defesa. O lance foi o último do ‘Maestro’ da Colina, que aos 18 minutos foi substituído por Bernardo.

A modificação não demorou muito para surtir efeito, pois aos 22 minutos o camisa 31 serviu Nilton, que mandou uma bomba da intermediária e assustou o goleiro do esquadrão. Após esse lance, o jogo esfriou e só voltou a esquentar aos 31 minutos, quando Souza apareceu livre na grande área e parou em Fernando Prass.

Apesar da investida tricolor, o Vasco seguiu melhor na partida e aos 38 minutos quase ampliou o placar em cobrança de falta de Bernardo.

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo); Jumar, Eduardo Costa (Nilton), Rômulo e Allan; Diego Souza e Eder Luis.
Já curtiu o SuperVasco no Facebook hoje?
Fonte: Site oficial do Vasco


20 de outubro de 2011

Pela primeira vez na história, Vasco, Botafogo, Fla e Flu poderão estar na mesma edição de Libertadores

É difícil não olhar para a tabela de classificação do Brasileirão e não ficar orgulhoso do futebol carioca. Mas não é de agora que essa ascensão está bem visível no futebol Brasileiro.

Em 2009, o Flamengo colocou o estado no topo do país, ao vencer o Brasileirão. Em 2010, também no Brasileirão, foi a vez do Fluminense colocar o Rio de Janeiro como o estado campeão nacional. Esse ano, ao ser campeão da Copa do Brasil, o Vasco já colocou o Rio aonde ele merece: mais uma vez no topo do país.

Mas e no topo da América do Sul? Alguém se habilita? Se depender do grande momento que os cariocas estão vivendo, sim!

Muito perto de acontecer pela primeira vez na história esse ano, nunca os quatro grandes do futebol carioca participaram de uma mesma edição de Copa Libertadores da América, e se realmente for quebrado esse tabu de 51 anos, 2011 poderá ser um ano histórico para o futebol do Rio de Janeiro.

O Botafogo é o time que precisa aproveitar esse bom momento que vive e dar fim aos 15 anos de jejum sem ir à Libertadores. A última vez foi em 1996, quando, em 1995, foi campeão Brasileiro e assegurou a sua vaga.

Já o Flamengo e o Fluminense são os clubes do Rio que estão sempre chegando ao maior torneio do continente. Em 2008, por exemplo, o Fluminense quase deixou o Botafogo como o único grande do Rio a não ter Libertadores, mas perdeu na final para a LDU, do Equador, e interrompeu o sonho.

Pensando em conquistar sua segunda Libertadores, o Vasco já tem sua vaga assegurada na competição continental de 2012, pois é o atual campeão da Copa do Brasil.

Só para apimentar ainda mais o assunto cariocas/Libertadores, em 1985 foi o primeiro ano desde o início do torneio, em 1960, que dois clubes do Rio foram para uma mesma edição de Libertadores. Agora, de lá para cá, é unanimidade mais de um clube carioca participar da competição.

Relembrando outro tabu que poderá ser quebrado em 2011

Há um tempo, fiz uma pesquisa na qual eu explicava o tabu que existia, e ainda existe, entre os times do estado do Rio e o Brasileirão. Desde 1984 que o Brasileirão não é vencido por três vezes seguidas por clubes do Rio. Só para relembrar...

E vocês, leitores, é dessa vez que veremos todos os grandes do Rio em uma mesma edição de Copa Libertadores da América? Opinem!

16 de outubro de 2011

Vasco despacha Atlético-MG e segue na cola do Corinthians: 2 x 0

O Vasco venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0, neste domingo, em São Januário, e foi a 54 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. Assim, Vasco e Corinthians seguem na ponta, com vantagem para o time paulista por ter uma vitória a mais.

Já o Atlético Mineiro segue em situação dramática, mas pelo menos viu todos os seus concorrentes na luta contra o rebaixamento perderem: América-MG, Avaí, Atlético-PR, Cruzeiro e Ceará foram todos derrotados. Com 30 pontos, o Atlético é o 17º, enquanto o rival Cruzeiro, com um ponto a mais, é o primeiro fora do Z-4.

A vitória do Vasco foi consolidada com dois gols logo no início. Elton marcou aos 2min, e Fágner ampliou aos 18min do primeiro tempo. Serginho, volante do Atlético, ainda foi expulso na etapa final quando o time jogava bem e buscava a reação.

O Vasco volta a campo domingo, contra o Bahia, em Salvador. O Atlético Mineiro tem outra pedreira no Rio e encara o embalado Fluminense, sábado, às 18h.

Volte em instantes para ler mais sobre a partida.
Já curtiu o SuperVasco no Facebook hoje?
Fonte: ESPN Brasil

13 de outubro de 2011

Vasco conta com a força de Dedé para bater Atlético-PR


Clube faz de tudo para ter zagueiro contra o Atlético-PR. Nem atraso no voo tira ímpeto da diretoria


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Vasco-forca-Mito-bater-Atletico-PR_0_571742864.html#ixzz1afNzISFe
© 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 
Qual a importância de Dedé para o Vasco? O certo é que, sem ele, os números do time não são nada favoráveis. E, ciente disso, a diretoria não ficou parada e montou uma verdadeira força-tarefa para que o zagueiro pudesse estar em campo na noite desta quinta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), contra o Atlético-PR com transmissão em tempo real pelo LANCENET!.
Para ter Dedé, o clube conseguiu alterar a data da partida de hoje, que seria realizada ontem, e participou do fretamento de um avião para que ele voltasse mais cedo do México, onde estava com a Seleção. E, mesmo com o atraso no voo, os dirigentes deram um jeitinho para que ele se juntasse ao grupo. O planejamento previa que o jogador dormisse no Rio para chegar a Curitiba nesta manhã. E vai para o jogo.
Neste ano, mesmo quando ficou sem estrelas como Felipe, Juninho, Diego Souza e Eder Luis, o Vasco encontrou uma forma de suprir as ausências e não caiu de produção. O mesmo não acontece sem Dedé em campo. Desde que o time passou a utilizar titulares no Brasileirão, a partir da quinta rodada, o zagueiro ficou fora de cinco jogos. Destes a equipe teve uma vitória, dois empates e duas derrotas, ambas por goleada (4 a 1 para o América-MG e 3 a 0 para o Inter).
Neste ano, Dedé disputou 48 das 60 partidas do Vasco, com 25 vitórias, 15 empates e oito derrotas, um aproveitamento de 62,5%. Das 12 em que não atuou, o time perdeu a metade delas.
- O Dedé faz falta em qualquer time do mundo - disse Fagner.
OS NÚMEROS DO MITO SEGUNDO FOOTSTATS!
Jogos 20
Faltas cometidas 41
Desarmes 79
Finalizações 20
Gols 4

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Vasco-forca-Mito-bater-Atletico-PR_0_571742864.html#ixzz1afOAJ78l
© 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

2 de outubro de 2011

Vasco empata com o Corinthians e prossegue na liderança: 2 a 2

Diego Souza teve atuação apenas regular contra o Corinthians

Em dois pontos estava e em dois pontos continuou a distância do líder Vasco para o vice-líder Corinthians. Os ponteiros do Campeonato Brasileiro duelaram neste domingo, em São Januário, e empataram por 2 a 2.

Mesmo atrás no marcador em duas ocasiões, o Timão sai do Rio tendo mais a lamentar. O time perdeu pelo menos três chances nos minutos finais e ainda reclama de um pênalti – Fagner teria colocado a mão na bola – no primeiro tempo.

O Vasco teve em Dedé seu ponto forte. Firme atrás e perigoso na frente, o zagueiro abriu o placar de cabeça. Alex empatou, mas Fagner colocou novamente os anfitriões em vantagem. No segundo tempo, Danilo, o melhor corintiano em campo, garantiu o pontinho.

Defensores colocam Vasco na boa; Corinthians reclama de pênalti ignorado

O banco do Vasco teve duas novidades. Fora dos campos desde o fim de agosto, Felipe voltou a ser relacionado. O mesmo aconteceu com o volante Nilton, que operou o joelho duas vezes e estava recuperando-se há quase um ano.

Do outro lado, o Corinthians empilhou desfalques importantes. Principalmente no ataque. Sem contar com Emerson, suspenso, e Liedson, machucado, houve até a tentativa de antecipar a estreia de Adriano. Porém, por precaução, o Imperador sequer ficou no banco. Tite escalou Willian e Jorge Henrique.

Os visitantes tiveram mais posse de bola nos minutos iniciais e priorizaram as tentativas pelo lado direito, com Jorge Henrique. Mas a primeira chance foi vascaína. Juninho levantou com precisão, mas Elton, mesmo livre, cabeceou fraco e Julio César segurou.

Aos dez, Leandro Castán cabeceou até acertou o pé da trave, mas o zagueiro estava impedido e a jogada foi interrompida acertadamente.

Em outra bola aérea, aos 15, o Vasco abriu o placar. Juninho cobrou escanteio da direita, Dedé subiu no meio da área e cabeceou por cima de Julio César. A bola bateu no travessão antes de entrar. Foi o quarto gol do zagueiro no Brasileirão.

O Corinthians não se abalou com a falha defensiva e empatou pouco depois. Paulinho fez ótimo lançamento para Danilo na direita. O recebeu nas costas de Marcio Careca, avançou e rolou para Alex chutar no alto, com o gol vazio.

O goleiro Julio César deu um susto aos 25. Elton tentou desviar cruzamento da direita, mas acertou – sem querer – o joelho na cabeça do corintiano, que e ficou imóvel por alguns segundos. Entretanto, após atendimento médico, ele voltou ao jogo sem problemas.

O Corinthians teve o que lamentar nos minutos finais no primeiro tempo. Primeiro, Fagner bloqueou com o antebraço direito dentro da área uma bola cabeçada por Jorge Henrique. O árbitro Sandro Meira Ricci não entendeu que foi pênalti.

- Vi que a bola resvalou em mim, mas nem sei onde.  Foi sem intenção alguma - justificou o lateral vascaíno.

Logo depois, Paulinho teve a chance dentro da pequena área, mas, com o gol aberto, desviou para fora. Por último, quando estava melhor no jogo, o time permitiu um contragolpe mortal dos anfitriões. Eder Luis fez ótima jogada no meio e acionou Fagner. Ele esperou a saída de Julio César e tocou por cima para fazer o segundo gol.

O Corinthians passou a ter um incentivo a mais para buscar o empate. Durante o intervalo, cerca de 30 ônibus com as torcidas organizadas chegaram ao estádio. Mas o time não conseguiu se impor.

O Vasco trocou Elton por Alecsandro e Juninho por Allan. Sumido no primeiro tempo, Diego Souza fez a primeira boa jogada no duelo aos 13. Ele girou na ponta direita, entrou na área e finalizou cruzado. Julio César socou para frente. A soberania de Dedé nas bolas aéreas teve novo capítulo pouco depois. Mas desta vez a cabeçada passou rente à trave.

A iminência do terceiro gol despertou o Corinthians. Alex bateu falta lateral e Paulinho, livre, não alcançou. Pouco depois, aos 23, Danilo recebeu cruzamento de Willian e cabeceou no canto direito para empatar.

O mesmo Danilo teve chance semelhante da virada após outro belo cruzamento de Willian. A bola, desta vez, passou rente à trave esquerda.

As chances se multiplicaram. O Vasco chegou a celebrar a o terceiro gol em desvio de Alecsandro. Contudo, o auxiliar Altemir Hausmann assinalou impedimento corretamente. Na continuação, Danilo obrigou Fernando Prass a fazer excelente defesa. Willian também teve sua chance, mas bateu por cima.

Já curtiu o SuperVasco no Facebook hoje?