20 de outubro de 2011

Pela primeira vez na história, Vasco, Botafogo, Fla e Flu poderão estar na mesma edição de Libertadores

É difícil não olhar para a tabela de classificação do Brasileirão e não ficar orgulhoso do futebol carioca. Mas não é de agora que essa ascensão está bem visível no futebol Brasileiro.

Em 2009, o Flamengo colocou o estado no topo do país, ao vencer o Brasileirão. Em 2010, também no Brasileirão, foi a vez do Fluminense colocar o Rio de Janeiro como o estado campeão nacional. Esse ano, ao ser campeão da Copa do Brasil, o Vasco já colocou o Rio aonde ele merece: mais uma vez no topo do país.

Mas e no topo da América do Sul? Alguém se habilita? Se depender do grande momento que os cariocas estão vivendo, sim!

Muito perto de acontecer pela primeira vez na história esse ano, nunca os quatro grandes do futebol carioca participaram de uma mesma edição de Copa Libertadores da América, e se realmente for quebrado esse tabu de 51 anos, 2011 poderá ser um ano histórico para o futebol do Rio de Janeiro.

O Botafogo é o time que precisa aproveitar esse bom momento que vive e dar fim aos 15 anos de jejum sem ir à Libertadores. A última vez foi em 1996, quando, em 1995, foi campeão Brasileiro e assegurou a sua vaga.

Já o Flamengo e o Fluminense são os clubes do Rio que estão sempre chegando ao maior torneio do continente. Em 2008, por exemplo, o Fluminense quase deixou o Botafogo como o único grande do Rio a não ter Libertadores, mas perdeu na final para a LDU, do Equador, e interrompeu o sonho.

Pensando em conquistar sua segunda Libertadores, o Vasco já tem sua vaga assegurada na competição continental de 2012, pois é o atual campeão da Copa do Brasil.

Só para apimentar ainda mais o assunto cariocas/Libertadores, em 1985 foi o primeiro ano desde o início do torneio, em 1960, que dois clubes do Rio foram para uma mesma edição de Libertadores. Agora, de lá para cá, é unanimidade mais de um clube carioca participar da competição.

Relembrando outro tabu que poderá ser quebrado em 2011

Há um tempo, fiz uma pesquisa na qual eu explicava o tabu que existia, e ainda existe, entre os times do estado do Rio e o Brasileirão. Desde 1984 que o Brasileirão não é vencido por três vezes seguidas por clubes do Rio. Só para relembrar...

E vocês, leitores, é dessa vez que veremos todos os grandes do Rio em uma mesma edição de Copa Libertadores da América? Opinem!

Nenhum comentário: