23 de outubro de 2011

Vasco bate Bahia e volta à liderença do Brasileiro...!

Diego Souza e Felipe fizeram os gols do Vasco Agência O Globo)

Fora de casa, equipe cruz-maltina abre o placar, segura reação adversária, garante o triunfo e retorna à ponta da tabela

O Vasco foi até Salvador enfrentar o Bahia no estádio de Pituaçu, neste domingo, e no ritmo do axé reconquistou a liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe cruz-maltina venceu por 2 a 0, com gols de Felipe e Diego Souza, e foi beneficiada pelo empate do Corinthians com o Internacional para voltar à ponta da tabela.
Após abrir o placar no primeiro tempo, o time do técnico Cristovão Borges conseguiu segurar a pressão do time da casa e garantir os três pontos. No fim, Diego Souza fez o gol que garantiu o triunfo. Agora, o Vasco recebe o São Paulo, domingo, em São Januário. Já o Bahia, que ainda luta contra o rebaixamento, enfrenta o Figueirense, em Santa Catarina, no mesmo dia.
GOL DO MAESTRO

A escalação do Vasco foi divulgada com Felipe na lateral esquerda e o meio de campo formado por quatro volantes: Rômulo, Jumar, Eduardo Costa e Allan. Porém, na prática, não foi bem isso o que aconteceu. Logo nos primeiros minutos percebeu-se que Jumar estava caindo pela ala e Felipe estava na 'meiúca' armando as jogadas.

A ala esquerda também parecia ser o trunfo de Joel Santana para levar o Bahia à vitória. Dodô tinha espaço para trabalhar e dava trabalho. E quase abriu o placar aos oito minutos, depois de finalizar da entrada da área. O Vasco, ainda se acertando em campo, viu, no minuto seguinte, Fabinho acertar uma bomba no travessão de Fernando Prass. No rebote, o atacante Souza dividiu com Dedé e não conseguiu concluir.

Aos 16 minutos, em uma das primeiras vezes em que o Vasco conseguiu chegar ao ataque, Diego Souza recebeu na área, girou e marcou. Mas o árbitro anulou erradamente o gol.

Aos poucos, Felipe foi aproveitando a liberdade dada pelo técnico Cristovão Borges e avançando para criar as jogadas, enquanto Jumar, Rômulo e Nilton (que havia entrado no lugar de Eduardo Costa) seguravam os ataques adversários. E deu certo! Aos 22 minutos, o camisa 6 achou Diego Souza na entrada da área. Ao tentar dominar, o camisa 10 acabou devolvendo a bola para o Maestro, que bateu com qualidade, encobriu Lomba e saiu para comemorar.

A partir do gol, o time cruz-maltino foi ganhando campo e espaço para jogar. Foi questão de tempo para Lomba começar a trabalhar, evitando os gols de Diego Souza e Fagner.

Pelo lado baiano, Dodô tentava algumas arrancadas, mas em vão. Já perto do fim do primeiro tempo, Felipe tocou para Eder Luis, que errou o passe ao tentar a devolução, mas a bola ainda sobrou em seus pés. O camisa 7 bateu e a bola passou próxima à trave direita do camisa 1 do Bahia.

DIEGO SOUZA 'FECHA O CAIXÃO'

O segundo tempo começou sem modificações. Mas o Bahia se mostrava mais organizado em campo e chegando com um volume maior à área vascaína. Porém, a primeira chance clara de gol foi do time cruz-maltino. Aos 11 minutos, Diego Souza recebeu na área e achou Fagner que, sem marcação, mandou por cima da meta.

Mas os comandados de Cristovão Borges foram, mais um vez, conseguindo se acertar em campo e levando perigo a Marcelo Lomba. Para tentar o empate, "Papai" Joel colocou os atacantes Lulinha e Junior nas vagas de Jones e Reinaldo, que não vinham tendo uma boa atuação. Do outro lado, Felipe saiu para a entrada de Bernardo.

O Vasco, então, passou a ter mais velocidade, mas como o camisa 31 avança mais que Felipe, os volantes tiveram de trabalhar um pouco mais à frente, o que permitiu ataques perigosos do Bahia.

Aos 27 minutos do segundo tempo, a torcida vascaína comemorou muito. Mas o lance tinha ocorrido no outro extremo do Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul. No Beira-Rio, o Internacional abria o placar contra o Corinthians, gol de Nei.

O jogo passou a ficar com uma marcação forte no meio de campo e, consequentemente, com muitas faltas. Para evitar qualquer problema, o árbitro Wilton Pereira Sampaio tratou de distribuir alguns amarelos para acalmar os ânimos.

Aos 32 minutos, Souza recebeu passe em profundidade, passou por Douglas e Prass saiu nos pés do atacante para fazer a defesa. Na dividida, o camisa 1 recebeu uma pancada na mão, mas rapidamente voltou ao jogo. No minuto seguinte, o tempo fechou entre Fagner e Ávine, que havia acabado de entrar, e o árbitro teve de chamar os dois para uma conversa.

Com a entrada de Bernardo, o meio de campo se desarrumou e o Vasco perdeu boa parte de seu poder ofensivo. O Bahia aproveitou para pressionar o time carioca atrás do empate, mas as finalizações não chegavam a assustar a defesa cruz-maltina. Porém, aos 38, mais um erro da arbitragem. Souza lançou o atacante Junior nas costas da defesa do Vasco e o árbitro marcou impedimento, que não existiu.

Apesar da pressão nos minutos finais, quem chegou ao gol foi o Vasco. Em contra-ataque, Bernardo achou Diego Souza sem marcação e o camisa 10 só teve o trabalho de bater na saída de Marcelo Lomba, fechando o placar.

Com o resultado em Pituaçu e o empate do Corinthians no Beira-Rio, o time cruz-maltino reassumiu a liderança do Brasileiro, enquanto o Bahia vê a zona de rebaixamento se aproximando.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 2 VASCO

Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data-Hora: 23/10/2011 - 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Altemir Haussman (Fifa-RS)
Renda e público: R$ 776.252,50 / 32.157 pagantes
Cartões amarelos: Titi, Fahel, Lulinha e Paulo Miranda (BAH); Diego Souza e Fagner (VAS)
Cartões vermelhos: -
Gols: Felipe 22'/1ºT (0-1) e Diego Souza 46'/2ºT (0-2)

BAHIA: Marcelo Lomba, Gabriel, Titi, Paulo Miranda e Dodô; Fahel, Fabinho e Hélder (Ávine 32'/2ºT); Jones (Lulinha 14'/2ºT), Reinaldo (Junior 18'/2ºT) e Souza - Técnico: Joel Santana.

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo 18'/2T); Rômulo, Jumar, Eduardo Costa (Nilton 17'/2ºT) e Allan; Diego Souza, Eder Luis e Elton - Técnico: Cristovão Borges.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/vasco/Vasco-Bahia-volta-liderenca-Brasileiro_0_577742325.html#ixzz1beAvBtUb
© 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Nenhum comentário: