29 de janeiro de 2016

Guia do Carioca: sem estádios e com racha, grandes brigam por conquista

VAI COMEÇAR O CARIOCA 2016

Com Maracanã e Engenhão fora, Vasco tem São Januário como arma para defender bi estadual. Botafogo tenta primeiro título de gestão e Fla-Flu segue briga com a Ferj.

 

Com Maracanã e Engenhão fora, Vasco tem São Januário como arma para defender bi estadual. Botafogo tenta primeiro título de gestão e Fla-Flu segue briga com a Ferj

GUIA DO VASCO DA GAMA

 O jejum não incomoda mais. Depois de 12 anos, o Vasco tirou dos ombros a pressão para voltar a ser campeão e inicia o Campeonato Carioca em busca do bicampeonato. A temporada, no entanto, guarda uma missão mais importante: pela terceira vez, os vascaínos precisam lutar para retornar à elite do futebol nacional. A disputa dentro do Rio de Janeiro surge como teste para um elenco que, apesar do rebaixamento, entrou 2016 prestigiado em São Januário.

Com pouco dinheiro em caixa e apoiado no bom rendimento na reta final do Brasileirão, o Vasco preferiu apostar na base montada por Jorginho do que em reforços - ainda caça um centroavante no mercado. Do time titular no empate com o Coritiba, último compromisso em 2015, apenas Serginho não segue no clube - foi para o Sport. Nomes como Nenê e Luan foram valorizados e tiveram os contratos renovados. Caras novas são apenas duas: Yago Pikachu e Marcelo Mattos, ambos reservas durante a pré-temporada.

Em Pinheiral, no Sul do Rio de Janeiro, Jorginho começou a desenhar um Vasco que, segundo suas próprias palavras, precisa aprender a ser protagonista. Nos 12 dias de trabalho, o treinador mudou o 4-4-2 para o 4-2-3-1, com as principais surpresas no meio-campo: Julio dos Santos como primeiro volante e o jovem Mateus Pet, de somente 17 anos. Neste período, dois jogos-treinos foram realizados: vitórias por 2 a 1 sobre o Bangu com o time principal e dos reservas sobre o Barra Mansa.

Para a estreia no Carioca, domingo, às 17h (de Brasília), em São Januário, diante do Madureira, a expectativa é de que Jorginho mande para campo Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Julio dos Santos e Andrezinho; Mateus Pet, Nenê e Jorge Henrique; Riascos.

Destaques do Vasco:
 Novidade: destaque do Paysandu em 2015, Pikachu foi bem sempre que testado e briga por vaga na equipe
Ponto alto: mesmo com o rebaixamento, o clube manteve a base que perdeu somente um jogo nas últimas 15 rodadas do Brasileirão
Ponto negativo: é nítida a carência no ataque. Riascos não inspira confiança, e clube busca um centroavante no mercado
Números: com 23 títulos cariocas, o Vasco não é bicampeão desde 1993. Na ocasião, ainda levou o tri no ano seguinte.
Treinador: Jorginho começa o ano em alta depois da arrancada que quase evitou o rebaixamento e tem todo apoio de Eurico Miranda.

Nenhum comentário: