21 de abril de 2009

São Januário completa 82 anos


Estádio foi contruído com recursos dos vascaínos em apenas dez meses...!
São Januário completa 82 anos nesta terça-feira. Orgulho dos cruzmaltinos, o estádio do Vasco foi construído com recursos dos próprios torcedores e em tempo recorde: dez meses. A inauguração do maior estádio do continente foi saudada pelos jornais da época. “Inaugurou-se, brilhantemente, o stadium do Vasco da Gama”, afirmava a edição vespertina de "O Globo" no dia 21 de abril de 1927.

Na partida inaugural, o Vasco perdeu por 5 a 3 para o Santos. O jogador Galego foi o primeiro vascaíno a balançar as redes do novo estádio, que foi palco de momentos históricos, como discursos do presidente Getúlio Vargas (foi da tribuna de honra da Colina que ele lançou as leis trabalhistas - CLT). Até a inauguração do Maracanã, em 1950, São Januário recebeu jogos da seleção brasileira e os grandes jogos do futebol carioca. Somente em 1930, quando o estádio Centenário, no Uruguai, foi inaugurado, e em 1940, quando abriu as portas o Pacaembu, em São Paulo, que o estádio do Vasco deixou de ser o maior da América do Sul e do Brasil.
Oficialmente, o maior público registrado no estádio vascaíno foi em 1978, quando 40.209 pagantes assistiram a Vasco 0 x 2 Londrina, partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977. Mas a partida mais importante da história do estádio do Vasco foi realizada no dia 12 de Agosto de 1998, quando o Gigante da Colina venceu o Barcelona, do Equador, por 2 a 0, diante de mais de 36.000 pagantes, na primeira partida da decisão da Taça Libertadores da América. Na vitoriosa campanha, o Vasco teve apenas um empate e seis vitórias jogando em casa.

Nenhum comentário: