26 de dezembro de 2010

Vasco é o carioca que mais contrata jogadores oriundos da europa

Nos últimos dois anos nenhum dos rivais conseguiu atrair tantos jogadores do velho continente..

Os problemas saltam aos olhos e não são novidade para ninguém: recente rebaixamento para a Série B, dificuldades no pagamento de salários, infraestrutura de trabalho deficiente, jejum de sete anos sem conquistar títulos de Primeira Divisão. Mesmo assim, o Vasco acertou o retorno de mais um jogador que estava no futebol europeu.
O volante Eduardo Costa ficará em São Januário até junho de 2011 e será o oitavo nome em dois anos a abrir mão de todas as vantagens de atuar no Velho Continente para se aventurar no mar revolto onde navega a caravela vascaína.
No futebol carioca neste período, ninguém conseguiu trazer mais jogadores das principais ligas europeias do que o Vasco. Quando comparado a si mesmo, o clube de São Januário realizou salto expressivo, mesmo sem contar com a contratação de Enrico, que veio do futebol sueco para a disputa da Série B. Em 2009 e 2010, o clube trouxe mais “europeus” do que no período entre 2001 e 2008 (veja mais no quadro abaixo).
O aumento do número de jogadores contratados de clubes europeus coincide com a chegada de Roberto Dinamite ao comando do clube e a de Rodrigo Caetano ao posto de diretor executivo. Sem dinheiro, a palavra de ordem tem sido criatividade.
– Nós procuramos apresentar um projeto para o jogador. Mostramos o que o clube projeta para si e para ele no futuro – costuma dizer Caetano.
Carlos Alberto, Fagner, Fernando Prass, Zé Roberto, Rafael Carioca, Eder Luis, Fellipe Bastos e, agora, Eduardo Costa. Se os resultados ainda não apareceram, pelo menos, o Vasco tem se mostrado muito bom de papo para convencê-los a apostarem no clube. Que ano que vem, os “europeus” que ainda estão no elenco se tornem, também, vencedores.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

24 de dezembro de 2010

Vasco acerta com o volante Eduardo Costa


Gigante da Colina consegue liberação do volante.

Faltava apenas a liberação do Monaco para que o Vasco garantisse o reforço do volante Eduardo Costa para a temporada 2011. Agora não falta mais. Nesta sexta-feira, o clube cruzmaltino conseguiu o documento que faltava para fechar a contratação do atleta, que curte férias em Florianópolis. Ele chega ao Rio no próximo dia 30 para fazer exames médicos e, no dia 3, será apresentado oficialmente como reforço vascaíno.
O último clube de Eduardo Costa no Brasil foi o São Paulo, em 2009. O volante já defendeu o Bordeaux, Olympique de Marseille, Espanyol e Lecce. No Monaco, o jogador começou como titular, mas recentemente teve que fazer uma artroscopia no joelho e não vinha atuando. Agora, ele já está bem e disposto a recuperar o tempo perdido.
Eduardo Costa apareceu como grande promessa no Grêmio, onde fez sucesso e conseguiu chegar na Seleção Brasileira (de base e principal). Pela Sub-17, conquistou o Sul-Americano e o Mundial. Com a camisa do Grêmio, o jogador levantou a taça do Gauchão e da Copa do Brasil de 2001.

Vasco versão 2011 já está desenhado no papel


Com a provável chegada do volante Eduardo Costa, PC Gusmão tem formação do time para o Carioca.

Pontual e econômico, o Vasco termina 2010 com o elenco praticamente fechado para a disputa do Campeonato Carioca de 2011. À espera apenas da liberação do Monaco (FRA) para anunciar a contratação do volante Eduardo Costa, o clube de São Januário começará a pré-temporada em Atibaia (SP), no dia 4 de janeiro.

Apenas um desempenho muito acima da média de algum reserva ou o velho problema de lesões fará com que o treinador escale o Vasco com formação muito diferente de Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Nilton, Felipe e Carlos Alberto; Eder Luis e Marcel.

A entrada do centroavante, contratado este mês, no lugar de Zé Roberto possui boas chances de acontecer. Do Esquadrão Classe A, Zé pode ser considerado o que atravessa pior momento, com fracas atuações no fim do Brasileiro e demonstração de que estaria interessado em se transferir para o Internacional. Mesmo assim, a base já está montada e a possibilidade de iniciar o período de treinos com uma formação já pronta pode se transformar em vantagem em relação aos rivais.

Carlos Alberto, porém, destaca que tudo precisa ser provado na prática.

– É claro que a equipe já se conhece e cada um sabe mais ou menos como o outro joga. Mas futebol se ganha dentro de campo. Não dá para prever quem vai ser o campeão antes de a bola rolar – afirmou.

Com o grupo fechado, pelo menos nisso o Vasco saiu na frente dos rivais Flamengo, Fluminense e Botafogo, às voltas com negociações e incertezas quanto a quem chega e quem sai. Agora, é torcer para que este time finalmente alcance os resultados que a torcida espera.
 

23 de dezembro de 2010

Juninho Pernambucano quer jogar no Vasco antes de parar


Quase uma unanimidade entre os vascaínos, o nome de Juninho Pernambucano voltou a entrar na onda de boatos envolvendo contratações, principalmente depois que Araújo, provável novo reforço do Fluminense, citou que o jogador teria vontade de retornar ao Rio de Janeiro [matéria publicada em primeira mão pelo SuperVasco].
Em entrevista ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, José Fuentes, empresário do jogador, fala sobre a possibilidade:
- Efetivamente, neste ano de 2010, tive alguns contatos com o presidente Roberto Dinamite e com Rodrigo Caetano. Aliás, foram sempre momentos muito agradáveis de conversa com essas duas pessoas. Eles perguntaram pela possibilidade do retorno do Juninho Pernambucano ao Vasco. O que posso dizer hoje é que este ano de 2010 foi muito complicado. Era praticamente impossível. Hoje, Juninho Pernambucano tem ainda seis meses de contrato com o Al Gharafa, ou seja, esse contrato acaba em final de junho de 2010. Depois, vamos ver o que acontece. O que posso acrescentar é que a torcida o Vasco adora o Juninho, que pensa, antes de pendurar as chuteiras, em jogar ainda um pouco pelo Vasco.
Proximidade do fim do contrato não seria um facilitador para a volta?
- Eu acho muito difícil, porque Juninho é unanimidade no Qatar, no Al Gaharafa. O sheik, que é dono do time, adora ele. Eu acabei de voltar de Doha e seria muito difícil, para não falar, impossível. Eles não liberariam de imediato.
A diretoria do Vasco já iniciou algum tipo de conversa com o empresário?
- Tivemos conversas durante esse ano de 2010. Eu imagino que, sabendo que efetivamente Rodrigo [Caetano] tem contato comigo, sempre com bastante frequência, se tem que acontecer, com certeza vamos conversar durante este lapso de tempo temos aqui pela frente. Eles sabem que o desejo de Juninho é jogar ainda pelo Vasco algum tempo.
Juninho Pernambucano já falou com José Fuentes sobre aposentadoria?
- Fisicamente, ele está muito bem ainda. Por isso que o Sheik dificultaria a saída dele. O time do Al Gharafa com o Juninho é um time, o time do Al Gharafa sem o Juninho é outro time completamente diferente. É um profissional que se cuida muito. Eu penso que ele tem dois anos ainda pela frente.
Pode-se dizer, então, o sonho de ver Juninho Pernambucano novamente com a camisa do Vasco não está encerrado?
- Eu penso que esse sonho tem que ficar, porque dentro do mundo do futebol, tudo é possível. Eu peço que o torcedor do Vasco fique atento e que saiba, mais uma vez, que o Juninho tem o Vasco no coração.

22 de dezembro de 2010

Novo patrocinador deve ser anunciado após as festas de fim de ano


Parte da receita será usada para pagar dívida com a antiga patrocinadora

O Vasco está prestes a acertar com a BMG como nova patrocinadora, que estampará a marca na manga da camisa - local antes ocupado pela Habib´s. Com a assinatura do novo contrato, o clube espera quitar a multa rescisória com a lanchonete, que é de R$ 3,5 milhões.
- Com esse novo patrocinador, já posso adiantar que nós conseguiremos pagar o valor do acordo e, ainda assim, temos um valor que representava mais do que o agregado anterior - disse o vice de finanças, Nelson Rocha, à Rádio Tupi.
O patrocinador deve ser anunciado após as festas de fim de ano.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

15 de dezembro de 2010

Misael e Eduardo Costa devem ser os outros 2 reforços do Vasco

Ambos devem ser anunciados em breve.
Após anunciar as contratações do zagueiro Anderson Martins, junto ao Vitória, e do atacante Marcel, recentemente dispensado pelo Santos, a diretoria do Vasco deverá apresentar mais novidades para a torcida até o fim da semana. O diretor executivo do departamento de futebol do clube, Rodrigo Caetano, está acertando os últimos detalhes para anunciar a chegada do atacante Misael, um dos destaques do Ceará no Campeonato Brasileiro. O jogador foi indicado pelo técnico Paulo César Gusmão que trabalhou com Misael no clube cearense.
Na noite de terça-feira, em entrevista a alguns veículos de comunicação do Rio de Janeiro, Evandro Leitão, presidente do Ceará, confirmou que as negociações estão muito bem encaminhadas.
"Realmente o nosso interesse  é emprestar o Misael para o Vasco, para que ele dispute a próxima temporada em um centro que vai conseguir projetá-lo e lhe dar uma grande visibilidade. Além disso, o fato dele trabalhar com o Paulo César Gusmão, um treinador que com certeza sabe aproveitar as melhores características dos atletas, é um ponto positivo para o acerto", disse Leitão.
O empréstimo de Misael sairá de graça para o Vasco. Porém, o clube carioca não deverá lucrar nada caso o mesmo venha a ser negociado até 30 de junho de 2011. Após essa data, os cariocas passam a ganhar um percentual, ainda não revelado.
Se o acerto com Misael está muito bem encaminhado, o mesmo não se pode dizer do volante Pierre, do Palmeiras. Isso porque o Vasco pretendia conseguir o empréstimo do jogador, mas os dirigentes do Verdão só aceitam uma negociação em definitivo. Com isso, o volante vascaíno para 2011 deverá mesmo ser Eduardo Costa, que vem negociando com o Monaco, da França, a sua liberação para acertar com os dirigentes do Vasco.

13 de dezembro de 2010

Vasco confirma os seus primeiros reforços: Marcel e Anderson Martins


Atacante, ex-Santos, chega para tentar suprir a carência de um centroavante. Zagueiro acerta para jogar ao lado de Dedé

A diretoria do Vasco apresentará nesta segunda-feira os seus primeiros reforço para a temporada 2011: o atacante Marcel, ex-Santos, e o zagueiro Anderson Martins, que veio do Vitória. Com isso, o elenco cruzmaltino vai se formando para o próximo ano. Com uma base já montada, os dirigentes já avisaram que não farão muitas contratações.

 

Marcel chega para tentar suprir a principal carência do time neste ano, a presença de um centroavante. Ele começou a carreira no Coritiba e, após fazer 32 gols em 2003, chegou à Seleção Brasileira de base. Com a camisa do Brasil, disputou o Pré-Olímpico de 2004. Teve experiências na Coréia do Sul e Portugal. Pelo Grêmio, foi vice-campeão do Nacional em 2008.

Anderson Martins, que se destacou no rebaixado Vitória, joga pelo lado esquerdo e é a aposta para fazer dupla com Dedé.
Fichas técnicas:
Nome: Marcel Augusto Ortolan
Natural de: Mirassol (SP)
Nascimento: 12/11/1981
Altura: 1,87m
Peso: 91Kg
Clubes: Coritiba (2000-2003), Suwon – Coréia do Sul (04), Acadêmica – POR (2005), Benfica – POR (2006), Braga - POR (2006), São Paulo (2007), Grêmio (2007), Cruzeiro (2008), Grêmio (2008) e Vissel Kobe (2009)
Títulos:
Campeonato Paranaense 2003 (Coritiba), Campeonato Sul-Coreano 2004 (Suwon), Campeonato Brasileiro 2007 (São Paulo); Campeonato Paulista 2010 (Santos); Copa do Brasil 2010 (Santos).
Nome: Anderson Vieira Martins
Data de Nascimento: 21/08/1987
Naturalidade: Fortaleza (CE)
Peso: 80 kg
Altura: 1.84 m
Posição: Zagueiro
 

Vasco anuncia oficialmente Marcel e Anderson Martins

Anderson Martins e Marcel chegam para reforçar o Vasco
O Vasco acaba de acertar a contratação do atacante Marcel e do zagueiro zagueiro Anderson Martins. Marcel disputou o Campeonato Brasileiro de 2010 pelo Santos, mas não foi muito aproveitado no time titular do Peixe.
Marcel iniciou sua carreira no Coritiba, em 2003, e teve passagem pelo futebol Coreano e Português até voltar para o Brasil, quando foi contratado pelo Grêmio.
O atacante tem 29 anos de idade e cairá como uma luva no time cruzmaltino. O jogador será o homem de referência na área e goleador do time, necessidade muito alertada pelo técnico PC Gusmão durante o segundo semestre de 2010.
Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 - 13:35h

10 de dezembro de 2010

Tiago acerta permanência no Vasco por mais duas temporadas


Tiago, goleiro do Vasco, em São Januário
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
A diretoria do Vasco acertou a renovação de contrato com o goleiro Tiago por mais duas temporadas. A meta do jogador agora é disputar a posição com o atual titular, Fernando Prass. Neste ano, Tiago atuou em apenas uma partida oficial - contra o Sousa-PB, pela Copa do Brasil - e agora busca mais visibilidade. Havia o temor de que o atleta, de 27 anos, quisesse sair da Colina, ainda mais porque ele tem passaporte europeu.
Mesmo no banco de reservas, Tiago procura sempre uma forma de dar sua contribuição. Por causa de sua liderança dentro do grupo e respeito que tem dos companheiros, ele é uma espécie de auxiliar do técnico Paulo César Gusmão. É ele quem faz a ponte entre PC e Acácio, que normalmente assiste aos jogos de um camarote.
O jogador passa as férias nos Estados Unidos e, assim como o restante dos jogadores do Vasco, se reapresenta no dia 3 de janeiro, em São Januário. No dia seguinte, a delegação segue para Atibaia, no interior de São Paulo, onde fará a pré-temporada.

9 de dezembro de 2010

VEJA AS NEGOCIAÇÕES DO VASCO PARA O PROXIMO ANO E DÊ SUA OPINIÃO..?

Página com as transferências do mercado tem como novidade a participação dos torcedores..?   
CLICK AQUI E VEJA O

VAI -E- VEM DO MERCADO
 

Vasco conversa com Benfica e Éder Luis pode ficar mais um ano


O atacante Éder Luis está otimista e acredita que pode continuar no Vasco além do seu contrato de empréstimo do Benfica, que se encerra no meio de 2011. Segundo o jogador, o diretor executivo de futebol do time carioca, Rodrigo Caetano, teve uma conversa bastante positiva com o presidente da equipe portugusa, Luís Filipe Vieira.
"Meu contrato é até o meio do ano e não tem nada que diga que o Vasco tem que me liberar. O que o Rodrigo me disse é que teve uma conversa com o presidente – do Benfica – e foi uma conversa muito positiva por uma pré-renovação para até o fim do ano no mínimo", revelou Éder Luis ao ESPN.com.br.
Animado por uma boa temporada com o Vasco após um período de incerteza no São Paulo e no próprio Benfica, o atacante não quer saber de uma nova mudança de ares. "Lá – em Portugal - eu tive pouca oportunidade e eu quero jogar. O Vasco me deu a oportunidade de jogar. Aqui acredito que minha carreira vai somar novamente. No Benfica eu cheguei e o time estava montado. No São Paulo o pessoal queria que eu jogasse em posição diferente e não me adaptei", disse o atleta revelado pelo Atlético-MG.

8 de dezembro de 2010

Vasco venceu concorrência de duas equipes para ter Marcel

O acerto de Marcel com o Vasco está apenas pela assinatura do contrato, que deve ocorrer até sexta-feira. Todos os detalhes entre o jogador e o clube já foram acertados, como o tempo de contrato e bases salarias. O atacante não tinha vínculo com clube algum, e já havia sido liberado do Benfica e do Santos, clube com o qual tinha contrato até dezembro deste ano.
Paulo Afonso, empresário de Marcel, afirmou que o jogador tinha três opções, mas o fato de já ter trabalhado com Rodrigo Caetano pesou a favor do Vasco.
- Tínhamos três opções: uma no exterior e uma outra no Brasil, além do Vasco. O Marcel teve uma ótima fase no Grêmio. Lá, trabalhou com Rodrigo Caetano. Por confiar no trabalho do dirigente, isso pesou no escolha - disse Paulo, que completou:
- Marcel é um atacante de força. precisa que a bola chegue nele. Talvez por isso não tenha dado certo no Santos, pois é um time muito leve, que joga em velocidade. Mas mesmo assim, ainda fez alguns gols.
Marcel está no interior de São Paulo com a família, mas nos próximos dias estará no Rio de Janeiro para acertar sua situação com o clube cruzmaltino.

Marcel acerta com o Vasco e deve ser anunciado até sexta


Primeiro reforço do Vasco para 2011
O Vasco está muito perto de anunciar o seu primeiro reforço para 2011. O atacante Marcel já chegou a um acordo com a diretoria cruzmaltina e deve assinar contrato nos próximos dias com o Gigante da Colina. O atacante chega ao clube para sanar o maior problema da equipe, que foi a falta de um grande finalizador. }
- Tem uns detalhes ainda para resolver, mas até sexta-feira o Marcel vai ser jogador do Vasco. Está tudo muito bem encaminhado. O Marcel quer jogar no Vasco. Ele gosta do Rodrigo (Caetano, diretor de futebol) e acredita no projeto do clube – disse Paulo Afonso, empresário do jogador.
Marcel disputou o Brasileiro pelo Santos, mas não continuará na equipe alvinegra para a próxima temporada. O atacante foi um pedido do técnico PC Gusmão que acredita que ele irá se encaixar bem no esquema cruzmaltino.
O atacante começou a carreira no Coritiba e, após fazer 32 gols em 2003, chegou na Seleção Brasileira de base. Com a camisa do Brasil, disputou o Pré-Olímpico de 2004. Teve experiências na Coréia do Sul e Portugal. Pelo Grêmio, foi vice-campeão do Nacional em 2008. A expecativa na Colina é de que o atacante solucione a carência ofensiva do time.
Além de Marcel, o Vasco já confirmou que fez sondagens sobre o atacante Jael, do Bahia.
Ficha técnica:
Nome: Marcel Augusto Ortolan
Natural de: Mirassol (SP)
Nascimento: 12/11/1981
Altura: 1,87m
Peso: 91Kg
Clubes: Coritiba (2000-2003), Suwon – Coréia do Sul (04), Acadêmica – POR (2005), Benfica – POR (2006), Braga - POR (2006), São Paulo (2007), Grêmio (2007), Cruzeiro (2008), Grêmio (2008) e Vissel Kobe (2009)
Títulos:
Campeonato Paranaense 2003 (Coritiba), Campeonato Sul-Coreano 2004 (Suwon), Campeonato Brasileiro 2007 (São Paulo); Campeonato Paulista 2010 (Santos); Copa do Brasil 2010 (Santos).

5 de dezembro de 2010

Fluminense vence e solta o grito de campeão brasileiro após 26 anos


Gol de Sheik Emerson, aos 16 minutos do segundo tempo, sobre o Guarani é o suficiente para garantir a festa tricolor no Engenhão Vinte e seis anos, seis meses e oito dias. Esse foi o tempo em que o grito eufórico e emocionado do título brasileiro ficou engasgado na garganta de cada um dos milhões de tricolores espalhados por todo o Brasil. Mas neste domingo, 5 de dezembro de 2010, Conca, Mariano, Fred, Washington  & Cia., comandados por Muricy Ramalho e sob a estrela do mais novo herói, Emerson, o Sheik, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, decretaram, num Engenhão espremido por mais de 40 mil torcedores, que as cores que agora mandam no futebol brasileiro são o verde, o grená e branco.

A festa do pó de arroz está de volta. A torcida grita, com toda força, que o Fluminense é tricampeão brasileiro, lembrando a Taça de Prata conquistada em 1970. Para a CBF, ao menos por enquanto, é bicampeão. Mais importante, no entanto, é que ficou com o troféu quem mais a mereceu.
A história do "time de guerreiros", como chama sempre a torcida em coro, é digna de uma crônica do saudoso jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, um dos mais tradicionais tricolores. Um ano depois da arrancada espetacular que livrou o clube do rebaixamento, a equipe de Muricy ficou 23 rodadas na liderança. Ninguém esteve mais na frente no Brasileirão 2010. Junto com o Cruzeiro - que bateu o Palmeiras  por 2 a 1 -, foi a equipe com mais vitórias (19). A última, neste domingo, começou com passe de cabeça de Washington - que entrou no segundo tempo e está há 15 partidas sem marcar - para o Sheik Emerson tocar de canhota por baixo das pernas do goleiro xará, aos 16 minutos, entrar para a história do clube e fazer o hino de Lamartine Babo tocar sem parar.

Vinte e seis anos depois, Flu volta a ser campeão brasileiro


Emerson, o Sheik, marca o gol do título aos 16 minutos do segundo tempo, e Tricolor derrota o Guarani por 1 a 0 num Engenhão verde, grená e branco

Vinte e seis anos, seis meses e oito dias. Esse foi o tempo em que o grito eufórico e emocionado do título brasileiro ficou engasgado na garganta de cada um dos milhões de tricolores espalhados por todo o Brasil. Mas neste domingo, 5 de dezembro de 2010, Conca, Mariano, Fred, Washington  & Cia., comandados por Muricy Ramalho e sob a estrela do mais novo herói, Emerson, o Sheik, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, decretaram, num Engenhão espremido por mais de 40 mil torcedores, que as cores da moda no futebol brasileiro são o verde, o grená e branco. A festa do pó de arroz está de volta. A torcida grita, com toda força, que o Fluminense é tricampeão brasileiro - reivindica o Robertão (ou Taça da Prata) conquistado em 1970. Para a CBF, por enquanto, é bicampeão. Mais importante, no entanto, é que ficou com a taça quem mais a mereceu.
A história do "time de guerreiros", como chama sempre a torcida em coro, é digna de uma crônica do saudoso jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, um dos mais tradicionais tricolores. Um ano depois da arrancada espetacular que livrou o clube do rebaixamento, a equipe de Muricy ficou 23 rodadas na liderança. Ninguém esteve mais na frente no Brasileirão 2010. Junto com o Cruzeiro - que bateu o Palmeiras  por 2 a 1 -, foi a equipe com mais vitórias (19). A última, neste domingo, começou com passe de cabeça de Washington - que entrou no segundo tempo e está há 15 partidas sem marcar - para o Sheik Emerson tocar de canhota por baixo das pernas do goleiro xará, aos 16 minutos, entrar para a história do clube e fazer o hino de Lamartine Babo tocar sem parar.

Especial Especulações 2011: Marcel, Jael e Victorino



O período de férias no futebol brasileiro chegou, mas se engana quem pensa que o esporte mais amado do país será deixado de lado. Isso porque com o fim do Campeonato Brasileiro se inicia a disputa por atletas que venham a suprir as carências de cada um dos clubes. Nesse período, é comum nos depararmos com muitas especulações. Essas na maioria das vezes não condizem com a realidade e o atleta não chega sequer a abrir negociação com o clube no qual foi especulado.
Por conta disso, como já fez outras vezes, o Blog O Sentimento Não Para irá acompanhar o andamento do mercado do futebol brasileiro, dando uma visibilidade maior aos atletas contratados ou especulados no Vasco. Para isso, iremos criar uma página especial para cada um dos atletas que tiverem seus nomes especulados e confirmados por algum membro da direção.
Para inaugurar, fizemos os perfis dos três primeiros atletas especulados e que a diretoria confirmou o interesse: Jael, Victorino e Marcel. Se estiver interessado em descobrir um pouco mais sobre eles e a assistir vídeos com lances dos mesmo, clique no nome de cada um abaixo:
JAEL- ATACANTE- BAHIA
VICTORINO- ZAGUEIRO- UNIVERSIDAD DO CHILE
MARCEL- ATACANTE- SANTOS

Com a marca do melhor, Vasco bate Ceará em São Januário


O Vasco não precisou fazer muita força para assegurar presença na Copa Sul- Americana de 2011. Mesmo com os desfalques importantes de Carlos Alberto, Zé Roberto e Felipe, a vaga veio com uma vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, neste domingo, em São Januário, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da equipe cruzmaltina foram marcados por Dedé e Bruno Paulo.
Com o resultado, a equipe da Colina termina a competição nacional em décimo primeiro, com 49 pontos conquistados. Já o Ceará, também garantido na Sul-Americana, termina uma posição atrás, com 47.
De uma forma surpreendente, Paulo César Gusmão utilizou o atacante Bruno Paulo como titular na partida deste domingo. Em toda temporada, o jogador atuou em apenas três ocasiões. Principal arma ofensiva do Vasco no Campeonato Brasileiro, Eder Luis levava a vantagem e fazia boas jogadas pela direita no começo do confronto.
Mesmo com o domínio territorial do Vasco, foi o Ceará que teve a primeira chance perigosa da partida. Fernando Prass, porém, mostrou grande presença em arremates de Magno Alves e Marcelo Nicácio.
Apesar do domínio territorial, o Vasco não conseguia ameaçar o gol defendido por Michel Alves. Isso, porém, até os 32, quando Dedé coroou o brilhante Campeonato Brasileiro que realizou ao marcar o seu primeiro gol na competição nacional.
Em um jogo marcado pelo grande número de passes errados, Fernando Prass assegurou a vantagem do Vasco na primeira etapa com uma grande defesa em cruzamento despretensioso de Boiadeiro.
Assim que o segundo tempo começou, Bruno Paulo, que nada fez na etapa inicial, mostrou que tem estrela e empurrou para o gol após falha de Michel Alves. O lance deu ainda mais tranquilidade para o Vasco na partida. Enquanto isso, nervoso, o Ceará se preocupava em fazer faltas.
Em uma delas, aos 29, Heleno foi expulso após dura entrada e facilitou mais ainda missão do Vasco, que passou apenas a trocar passes e esperar o apito final do árbitro. Visando já a próxima temporada, o técnico Paulo César Gusmão promoveu as entradas de Fumagalli e Jonathan nas vagas de Caíque e Bruno Paulo.
Na despedida do Campeonato Brasileiro, o Vasco mostrou um futebol seguro e objetivo para conquistar a vitória. Já o Ceará, embora tenha criado boas chances no começo do confronto, se perdeu ao longo do compromisso e acabou superado.