24 de fevereiro de 2012

Confira foto da Taça Guanabara que Vasco ou Flu levarão para casa

O campeão da Taça Guanabara vai suar um pouco mais para dar a volta olímpica no Engenhão. O troféu, confeccionado pelo escultor Kiko Azevedo, pesa entre 12 e 13 quilos, com 55 centímetros de altura, sendo o mais pesado dos últimos tempos.

- Ele é todo fundido em puro bronze. Só de metal são dez quilos, fora a base, que é de madeira - disse Kiko.

O processo de confecção da taça durou cerca de dois meses. Kiko informa que uniu tradição com traços de modernidade no troféu. Um detalhe em relevo circundando o símbolo da Federação de Futebol do Rio de Janeiro é, de acordo com o escultor, o ponto alto do material.

- O super-relevo lembra o das taças de 1907, 1908.. - disse Kiko, que trabalha para a Ferj desde 2008.

22 de fevereiro de 2012

Agora é pra valer: Por vaga na final, Vasco pega Fla no Engenhão


O Engenhão será palco de um decisivo Vasco x Flamengo, nesta quarta-feira, às 22h, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!. O clássico definirá o primeiro finalista da Taça Guanabara. Pelo lado vascaíno, a confiança é grande em função da campanha 100% na fase de classificação. Já no Rugro-Negro, as esperanças da torcida e do técnico Joel Santana estão na dupla Ronaldinho/Vagner Love.

CONFIANÇA, MAS SEM FAVORITISMO

O time do técnico Cristovão Borges chega à semifinal confiante em coroar a boa campanha realizada durante a primeira fase da Taça Guanabara. O comandante vascaíno não tem problemas para o duelo, mas preferiu fazer mistério em relação ao time titular.

- Vou colocar o time que vejo ser o melhor para as situações que podem acontecer dentro do clássico - disse, sem querer se prolongar no assunto.

A principal dúvida está na utilização da dupla Juninho/Felipe entre os 11 iniciais. O Rezinho e o Mestro disputaram apenas uma partida lado a lado em 2012: na derrota para o Nacional (URU), pela Copa Santander Libertadores, único revés na temporada.

Sobre um possível favoritismo por ter a melhor campanha entre os quatro semifinalistas, o goleiro Fernando Prass lembrou que não existe nenhuma vantagem por ter vencido todos os jogos. Com a classificação, toda a campanha ficou para trás.

- Fizemos a melhor campanha, mas vamos jogar em estádio neutro, sem ter qualquer tipo de vantagem. Então, o que fizemos ficou para trás e agora está tudo zerado.

O Vasco luta para voltar a vencer uma final de Taça Guanabara, fato que não ocorre desde a temporada de 2003. A última presença em uma decisão aconteceu em 2010.

FICHAS NA DUPLA LOVE E R10; DEFESA É VALORIZADA

Pelo lado rubro-negro, o técnico Joel Santana coloca em jogo sua invencibilidade sob o comandando do Flamengo desde o seu retorno ao clube. Desde então, são quatro jogos, com três vitórias e um empate.

Em relação ao possível time titular, Papai Joel prefere não anunciar nada até momentos antes do jogo. O único desfalque confirmado está na zaga, a melhor da competição, com apenas um gol sofrido. David levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Gustavo é o mais cotado para substituí-lo.

- Sabemos que o Vasco manteve a base do ano passado. Clássico é sempre difícil e quem estiver mais concentrado deverá ganhar a partida - ressaltou o atacante David.

A tendência é que Joel repita o ataque formado por Ronaldinho, Vagner Love e David, que deu a vitória ao Rubro-Negro contra o Resende. O Flamengo luta pelo bicampeonato da Taça Guanabara.
Fonte: Lancenet
Leia mais sobre: Flamengo

12 de fevereiro de 2012

E a freguesia continua: Vasco bate Flu e continua 100% no Carioca

Uma grande virada no segundo tempo tornou o Vasco o primeiro classificado à semifinal da Taça Guanabara do Campeonato Carioca de 2012. Jogando no Estádio Engenhão neste domingo, a equipe venceu por 2 a 1 para manter o tabu do Fluminense, que segue sem ganhar clássicos estaduais desde 2010 e já não depende mais de suas forças para avançar à próxima fase.

» Confira a transformação física de Ronaldo, Adriano e outros jogadores
» Por onde anda: veja jogadores de renome em times pelo Brasil

O resultado classifica o Vasco à semifinal da Taça Guanabara. O time manteve o 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas da competição e com 15 pontos segue na liderança do Grupo B.

Na mesma chave, o Fluminense se complicou com a derrota, que o leva a permanecer na quinta posição com sete pontos. A equipe não depende mais de suas próprias forças para chegar à próxima fase: tem quatro pontos de desvantagem para o Boavista, que tem uma partida a mais e no momento ficaria com a segunda vaga disponível para a semi.

O Vasco entrou em campo sem Juninho, poupado após participar da derrota da equipe na estreia da Copa Libertadores da América, para o Nacional, do Uruguai, na última quarta-feira. Também sem contar com o volante Allan, lesionado, o técnico Cristóvão Borges surpreendeu ao escalar Chaparro e Bernardo entre seus titulares.

Já o Fluminense foi a campo com Wagner na reserva e Thiago Neves e Deco como titulares. A dupla deu resultado logo aos 7min do primeiro tempo, quando Thiago Neves tabelou com Deco e finalizou com precisão da entrada de área, no canto esquerdo de Prass. Foi o primeiro gol do ex-meia do Flamengo desde o retorno ao Fluminense, clube que já havia defendido entre 2007 e 2008 e em 2009.

Os comandados de Abel Braga eram melhores até o fim da primeira etapa. Depois do intervalo, o Vasco voltou a campo com o atacante Willian Barbio no lugar do meia Chaparro, mudança que deslocou Diego Souza para a armação e melhorou o rendimento do time. O empate veio aos 15min com Alecsandro, que aproveitou cruzamento da direita de Fagner. O centroavante também anotou o gol da virada depois de escanteio cobrado por Bernardo aos 33min.

Ficha técnica

VASCO 2 x 1 FLUMINENSE

Gols
VASCO: Alecssandro, aos 15min e aos 33min do segundo tempo

FLUMINENSE: Thiago Neves, aos 7min do primeiro tempo

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Bernardo (Felipe Bastos), Felipe e Chaparro (Willian Bárbio); Diego Souza (Eduardo Costa) e Alecsandro
Treinador: Cristóvão Borges

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Rafael Moura), Deco (Wagner) e Thiago Neves; Rafael Sóbis (Wellington Nem) e Fred
Treinador: Abel Braga

Cartões amarelos
VASCO: Dedé, Nilton e Felipe
FLUMINENSE: Leandro Euzérbio, Edinho, Diguinho e Rafael Moura, Wellington Nem e Fred

Cartões vermelhos
FLUMINENSE: Edinho e Fred Árbitro
Antônio Schneider (RJ)

Local
Engenhão (RJ)

8 de fevereiro de 2012

De olho no TRI, Vasco estreia na Libertadores contra o Nacional

Vasco x Nacional-URU

Com o título da Copa do Brasil e o vice-campeonato brasileiro na lembrança, o Vasco estreia na Copa Libertadores da América nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), contra o Nacional do Uruguai, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.

O jogo marca a abertura do Grupo 5 da competição, que conta ainda com o Libertad, do Paraguai, e com o Alianza Lima, do Peru. A torcida cruz-maltina tem motivos para acreditar em um começo vitorioso no torneio continental, uma vez que a equipe ganhou os quatro jogos que disputou pelo Campeonato Carioca.

O técnico Cristóvão Borges vem demonstrando preocupação com uma possível euforia por parte dos torcedores e faz questão de lembrar que o nível Libertadores é superior ao encontrado no Estadual.

'É claro que será uma pressão maior, mas desde que conquistamos a Copa do Brasil queríamos estar vivendo o clima da Libertadores. Sabemos da dificuldade por estarmos no início da temporada, mas temos que começar a competição com uma vitória em casa', disse.

As palavras do treinador ganharam coro junto ao elenco. Na visão do zagueiro Dedé, um dos líderes do plantel vascaíno, é preciso ter cautela, apesar da pressão dos torcedores pelo título continental, que o clube carioca conquistou em 1998.

'Claro que a gente está pensando muito neste confronto diante do Nacional, pois a torcida sempre pede para que a gente faça o possível para conquistar o título da Copa Libertadores e trata-se de um torneio muito complicado, que vai nos exigir muito' disse Dedé.

Para este compromisso o Vasco não poderá contar com o lateral direito Fagner, suspenso por conta da expulsão contra a Universidad de Chile, pelas semifinais da Copa Sul-Americana 2011. A tendência é de que o meia Allan seja improvisado no setor. O goleiro Fernando Prass, que ainda se recupera de um corte no joelho esquerdo, deverá ficar de fora, por isso, Alessandro permanece na meta vascaína.

Os atletas que continuam afastados por problemas médicos são o volante Rômulo, que se recupera de um edema ósseo no pé direito, e o atacante Eder Luis, que vem se recuperando de cirurgia no pé esquerdo.

Pelo lado do Nacional, o técnico Marcelo Gallardo vive a expectativa de uma boa estreia e confia em uma postura ofensiva mesmo atuando no Rio de Janeiro.

'O Nacional tem condições de conquistar a classificação para as oitavas de final e sabe que para isso vai precisar somar pontos como visitante. O Vasco tem um grande time, conta com jogadores de muita experiência e que, inclusive, já ganharam a Libertadores (Juninho Pernambucano e Felipe estavam na conquista de 1998). Mas, mesmo assim, confio na força de meu grupo e na vontade que todos nós estamos de fazermos uma campanha digna da história do Nacional', afirmou Gallardo.

O treinador só definirá a equipe no dia do confronto. O meia Álvaro Recoba, com dores musculares na coxa direita, é dúvida, mas o técnico Marcelo Gallardo falou que vai esperá-lo até minutos antes do jogo, quando fará um teste de vestiário. Caso seja vetado, Matías Cabrera será o substituto.

Além de Recoba, os destaques da equipe uruguaia são o zagueiro Andrés Scotti, da seleção do Uruguai e que estava no Colo Colo, do Chile, e o atacante Vicente Sánchez, que vinha atuando pelo América do México. Os dois são os principais reforços do Nacional para a disputa desta Copa Libertadores.
Fonte: Veja.com.

7 de fevereiro de 2012

Vasco divulga lista dos inscritos na Liberta com Tenório e Abelairas

Cruz-Maltino estreia na competição nesta quarta-feira, contra o Nacional (URU)

A diretoria do Vasco conseguiu regularizar a tempo a situação de Carlos Tenório e o atacante foi inscrito na Copa Libertadores. Para a partida de estreia, contra o Nacional, do Uruguai, em São Januário, ele deverá começar no banco de reservas. O clube divulgou a lista dos 25 inscritos na competição na tarde de ontem, por intermédio de seu site oficial.
Quem também conseguiu ter sua situação regularizada foi o argentino Matias Abelairas. O meia, porém, ainda se recupera de uma lesão e deve aparecer como opção somente na segunda rodada. Além da dupla, mais um estrangeiro aparece na lista. Trata-se do meia argentino Chaparro, que vem ganhando a confiança de Cristovão.
Alguns jovens também figuram na relação, como o lateral Max, que joga tanto na direita quanto na esquerda, e o atacante Willian Barbio.
Como na competição a numeração vai até 25, jogadores como Dedé, Bernardo, Allan e Renato Silva tiveram que deixar de lado seus números habituais.
Veja a lista completa abaixo:
1-FERNANDO PRASS
2-THIAGO FELTRI
3-DEDÉ
4-RODOLFO
5-EDUARDO COSTA
6-FELIPE
7-EDER LUIS
8-JUNINHO
9-ALECSANDRO
10-DIEGO SOUZA
11-C.TENÓRIO
12-ALESSANDRO
13-MAX
14-RENATO SILVA
15-ROMULO
16-DOUGLAS
17-ALLAN
18-ABELAIRAS
19-NILTON
20-BERNARDO
21-FELLIPE BASTOS
22-WILLIAN BARBIO
23-FAGNER
24-CHAPARRO
25-DIOGO SILVA