

- Não esperava ver a torcida do Vasco lotar o estádio em Brasília e colocar a torcida do Brasiliense no cantinho dos visitantes. Isso foi fantástico – disse Fernando, de 31 anos.
Foram quase cinco anos e muitas dificuldades. Mas neste domingo, no GP da Europa, disputado no circuito de rua de Valência, Rubens Barrichello voltou ao alto do pódio. O brasileiro triunfou na Fórmula 1 pela décima vez na carreira e, de quebra, ainda inseriu seu nome de forma definitiva na história do automobilismo nacional.
A vitória em Valência é a centésima do Brasil na Fórmula 1 e veio de uma forma excepcional. Barrichello largou na terceira posição e, com uma tática perfeita, superou as duas McLarens de Hamilton e Kovalainen nos pit stops da corrida deste domingo. O inglês chegou em segundo e o finlandês caiu para quarto, superado pelo compatriota Kimi Raikkonen, que conseguiu a última posição do pódio.
Barrichello também manteve o domínio brasileiro no segundo ano da corrida no circuito de rua de Valência. Em 2008, Felipe Massa venceu com a Ferrari de forma excepcional. Neste ano, o piloto da Brawn GP foi ao alto do pódio e dedicou a vitória ao amigo da Ferrari, que se recupera do forte acidente sofrido no treino classificatório do GP da Hungria, há três finais de semana.
Nico Rosberg, da Williams, fez uma bela corrida e chegou na quinta posição, logo à frente de Fernando Alonso, da Renault. Líder do campeonato, Jenson Button foi o sétimo com a Brawn GP e o polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, completou a zona de pontuação. Mark Webber, da RBR, acabou sem pontos, na nona posição da corrida.
Com a primeira vitória no ano, Rubens Barrichello chegou aos 54 pontos e voltou à vice-liderança do campeonato. Ele reduziu a vantagem de Jenson Button, que tem agora 72, para 18. Mark Webber, da RBR, se mantém em terceiro, apesar de não ter pontuado, com 51,5. Sebastian Vettel, companheiro do australiano abandonou e ficou com os 47. A próxima corrida da temporada será disputada na Bélgica, em uma semana, no dia 30 de agosto.
A torcida do Vasco deu um show neste sábado, no Maracanã, e quebrou o recorde de público entre as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Os 79.635 vascaínos (76.211 pagantes) superaram os 68.217 flamenguistas que foram ao jogo do Rubro-Negro contra o Furacão, na estreia e Adriano no time da Gávea. Em campo, o Gigante da Colina também fez sua parte: goleou o Ipatinga por 4 a 0. Alex Teixeira (duas vezes), Carlos Alberto e Elton fizeram os gols.
O clube também conseguiu o ter o maior público da Série B na era dos pontos corridos. O recorde pertencia ao Atlético-MG, que na última rodada da competição em 2006, na festa pelo título, levou ao Mineirão 74.694 pessoas no empate por 2 a 2 com o América-RN. No ano passado, o máximo que o Corinthians conseguiu levar ao estádio como mandante foi 33.205 torcedores na partida contra o Bahia, pela 12ª rodada.
Na Série B, a partida que mais havia atraiu o torcedor neste ano foi a vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Ceará, no Castelão, na segunda rodada, com 27.629 torcedores no estádio. Na Série C, o recorde é de 24.816 no empate por 1 a 1 entre Caxias-RS e Guaratingueta-SP. E na Série D, o Santa Cruz levou 45.007 pessoas ao Arruda no empate por 2 a 2 com o Central-PE.
Uma festa completa com direito a "Parabéns pra você", gritos de "Vamos subir, Vasco" e a maior vitória do time até agora na Série B. Seguindo à risca o script, os jogadores não decepcionaram os torcedores que lotaram o Maracanã, neste sábado, e venceram o Ipatinga por 4 a 0 com facilidade. Com isso, o Vasco termina o primeiro turno da Segundona na liderança com 39 pontos, igualando a campanha do Corinthians no ano passado. E uma confortável vantagem de nove pontos para o quinto colocado, o São Caetano.
Carlos Alberto foi o escolhido pelos torcedores em votação pela Internet para vestir a camisa 111, em homenagem ao aniversário do clube comemorado na sexta-feira, dia 21. E o número deu sorte ao capitão, que fez um dos gols da vitória cruzmaltina. Alex Teixeira fez outros dois e Elton também marcou um, de pênalti.
Os vascaínos esperam que os treinos na Academia de Futebol do Palmeiras, quinta e sexta-feira, tragam boas energias para o time na busca pela primeira colocação da Série B, já que o Verdão é o líder da Série A.
- É uma coincidência porque a nossa comissão técnica tem um bom contato aqui, mas tomara que isso nos traga bons fluidos e que seja uma coisa positiva para a gente colocar na balança de fatores e energias positivas - disse o goleiro Fernando Prass.
O meia Carlos Alberto, que já atuou pelos principais rivais dos alviverdes, São Paulo e Corinthians, também acredita que o Vasco pode absorver fatores positivos do Palmeiras para brigar pela ponta na Série B, como a estrutura para treinar, algo que ainda precisa ser melhorado no clube carioca.
- É legal a gente treinar aqui para a diretoria tomar como exemplo, já vimos isso no Atlético-PR. Mas eles são inteligentes e já estão vendo. Espero que a gente consiga a liderança logo nessa rodada, que assuma e não largue mais. E chega de sofrer! Tirando o jogo contra o Campinense, que foi mais tranquilo, a gente tem feito partidas difíceis, tendo que controlar a ansiedade até o fim.
Link-Me